00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Tese
Título: A matemática para a formação de professores da Escola Normal Maceioense: geometria como um saber profissional (1860-1930)
Título(s) alternativo(s): The mathematics for the training of teachers of the Maceioense Normal School: geometry as a professional knowledge (1860-1930)
Autor(es): Santos, Edlene Cavalcanti
Primeiro Orientador: Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Prado, Edna Cristina do
metadata.dc.contributor.referee2: Amorim, Roseane Maria de
metadata.dc.contributor.referee3: Valente, Wagner Rodrigues
Resumo: Esta tese constitui-se em um estudo histórico documental, que toma como base os princípios da história cultural. Tem como objetivo, analisar os processos que ocorreram na institucionalização de uma Geometria ofertada para formar o professor do curso primário, da Escola Normal maceioense, e a Geometria indicada nos programas para o ensino primário em Alagoas entre as décadas de 1860-1930, para responder à seguinte problematização: Quais processos envolveram a elaboração da Geometria como um saber profissional na formação de normalistas que configurasse uma Geometria para ensinar? Esta discussão se ancorou a partir do esquema apresentado pôr Hofstetter e Schneuwly (2009) sobre os saberes de formação de professores em diferentes níveis. Esses autores observam que os saberes são um tema central nas questões relativas à formação, os quais oscilam entre saberes a ensinar e para ensinar. A Geometria para formar o professor primário não passa ilesa dessa oscilação, transforma-se e evolui. Recorreu-se ainda como referência às fontes primárias como: Atas, Decretos, Relatórios de Presidentes da Província, Resoluções, Leis, Compêndio, além de jornais da época, e em autores como: Vilela (1982), Primitivo Moacyr (1835-1889), Costa (1931), Verçosa (2001), Duarte (1961), Chervel (1990), Valente (2010-2017), entre outros. A análise e interpretação da documentação buscou estabelecer relações entre os princípios teóricos e metodológicos da formação dos normalistas maceioenses, e indicaram uma variação entre uma formação de cultura geral versus formação profissional. Nesta variação, há uma Geometria inicialmente ofertada na disciplina Desenho Geométrico, entretanto com tímida expressão. Ao que tudo indica, sedimenta-se um discurso que sistematiza contribuições vindas de referências já de há muito presentes no horizonte pedagógico, mas que somente nas décadas finais do século XIX ganham os sistemas de ensino.Os saberes profissionais continuam a ser a referência para a formação do professor primário, entretanto, renova-se a oferta de uma Geometria que não estava relacionada com uma metodologia para o ensino dessa. Cumpria aprender especificamente a Geometria que se iria ensinar, assim como a Geometria para ensinar, indicada nas orientações oficiais referente à Prática de Ensino.O saber para ensinar Geometria, objeto dessa investigação, constitui-se a partir desse tempo como a ciência de formas intuitivas para a docência dos primeiros passos da Geometria. Tal saber para ensinar penetra na cultura escolar e deixa-nos marcas presentes até hoje nas escolas.
Abstract: This thesis is based on a historical documentary study, based on the principles of cultural history. Its main objective is to analyze the processes that occurred in the institutionalization of a Geometry offered to form the teacher of the primary course of the Maceioense Normal School and Geometry indicated in the programs for primary education in Alagoas between the decades of 1860-1930 to answer the following problematization: Which processes involved the elaboration of Geometry as a professional knowledge in the formation of normalists that configured Geometry to teach? This discussion was anchored from the scheme presented by Hofstetter and Schneuwly (2009) on the knowledge of teacher training at different levels. These authors observe that knowledge is a central theme in questions related to formation, which oscillate between knowledge to teach and to teach. Geometry to form the primary teacher does not pass unhindered from this oscillation, it transforms and evolves. It was also used as reference to the primary sources such as: Minutes, Decrees, Reports of Presidents of the Province, Resolutions, Laws, Compendium, besides newspapers of the time, and in authors like: Vilela (1982), Primitivo Moacyr (1835-1889) , Costa (1931), Verçosa (2001), Duarte (1961), Chervel (1990), Valente (2010-2017), among others. The analysis and interpretation of the documentation sought to establish relations between the theoretical and methodological principles of the training of maceioan normalists andindicated a variation between a formation of general culture versus professional formation. In this variation, there is a Geometry initially offered in the discipline Geometric Design, however with a timid expression. It seems that a discourse that systematizes contributions coming from references that have long been present in the pedagogical horizon is settled, but that only in the final decades of the nineteenth century are systems of education won. 0Professional knowledge continues to be the reference for the formation of the primary teacher, however the offer of a geometry that was not related to a methodology for teaching it is renewed. He had to learn specifically the Geometry to be taught, as well as the Geometry to teach, indicated in the official guidelines referring to the pedagogical practice. The knowledge to teach Geometry, object of this investigation is from that time as the science of intuitive forms for teaching the first steps of Geometry. Such knowledge to teach penetrates the school culture and leaves us marks present even today in schools.
Palavras-chave: Ensino normal - Alagoas - História
Ensino primário-1860-1930
Escola Normal de Maceió - História
Geometria - Estudo e ensino
Professores - Formação
Normal education - Alagoas - History
Primary Education -1860-1930
Maceió Normal School - History
Geometry - Study and Teaching
Teachers - Training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Edlene Cavalcanti. A matemática para a formação de professores da Escola Normal Maceioense: geometria como um saber profissional (1860-1930). 2019. 187 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5804
Data do documento: 11-jun-2019
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