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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5788
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Estado laico e ensino religioso: experiências na educação pública no alto sertão alagoano (Água Branca - AL, 1988-2016) |
Autor(es): | Silva, Emanoel Firmino Lima da |
Primeiro Orientador: | Vale, Eltern Campina |
metadata.dc.contributor.referee1: | Figueirêdo, Carla Taciane |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Ana Cristina Conceição |
Resumo: | Este estudo teve como objeto as relações entre a laicidade, o Estado e a educação no alto sertão alagoano. Tendo como recorte espacial a cidade de Água Branca, precisamente em seu espaço urbano, discutimos como o princípio do Estado Laico, posto pela Carta Magna de 1988, não vem sendo cumprida. Da presença de símbolos religiosos em órgãos públicos ao espaço educacional, a saber, a escola, a laicidade do Estado é posta em cheque. Neste sentido, o ensino religioso é temática concernente deste estudo, pois, ao analisar duas escolas públicas e, por conseguinte entrevistar diretores, docentes e discentes, percebemos o quanto a área de ensino da religião é objeto de questionamentos em torno de sua execução. Dialogando com o contexto macro e micro, verificamos que a experiência do não cumprimento - tanto no espaço educacional ou em repartições públicas - da laicidade, desemboca em certa intolerância para com religiões que não seguem o catolicismo. Portanto, problematizar os impactos do ensino religioso, pautado pela laicidade do estado, no seio educacional, é o eixo pelo qual este trabalho é orientado. Nosso recorte temporal data de dois marcos: 1988 a 2016. |
Abstract: | This study took the relations as an object between the secularism, the State and the Education in the high backwoods from Alagoas. Taking the city of Água Branca as a space cutting out, precisely in his urbane space, we talk like the beginning of the secular state, put by the Charter of 1988, she is not carried out. Of the presence of religious symbols in public organs to the education space, to knowledge, the school, the secularism of the State is put in check. In this sense, the religious teaching is a concerning theme of this study, so, while analysing two public schools and, consequently to interview directors, teaching and learning, we realize that it as for area of teaching of the religion it is an object of questioning around his execution. Talking to the context macro and micro, we check that of I do not greet the experience - so much in the education space or in government departments - of the secularism, intolerance flows into certainty for with religions that do not follow the Catholicism. So, to problematize the impacts of the religious teaching, ruled are sheared by it secularism of the state, in the education breast, it is the axle by which East work is orientated. Our cutting out storm dates from two landmarks: 1988 to 2016. |
Palavras-chave: | História - Alagoas Ensino religioso Laicidade Estado laico Água Branca - Alagoas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de História |
Citação: | SILVA, Emanoel Firmino Lima da. Estado laico e ensino religioso; experiências na educação pública no alto sertão alagoano (Água Branca - AL, 1988-2016). 2017. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5788 |
Data do documento: | 5-jun-2017 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
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