Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5784
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Formação de professores: foco na lei 10.639/03 e demais documentos do NEDER SEMED/ Maceió |
Autor(es): | Faria, Mariana Santos Tigre, Victoria Lannusa Vieira |
Primeiro Orientador: | Cavalcante, Valéria Campos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santana, Jusciney Carvalho |
metadata.dc.contributor.referee2: | Sobral, Marcos Paulo de Oliveira |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo problematizar a aplicabilidade da Lei 10639/03 na formação continuada dos professores da SEMED/Maceió. Este trabalho que ora apresentamos é resultante de reflexões sobre a invisibilização da cultura e discussões sobre o negro no espaço escolar da SEMED/Maceió, mais especificamente nas escolas nas quais já atuamos. Como metodologia utilizamos a análise documental de documentos do Núcleo da Diversidade Étnico-Racial/NEDER, setor responsável na SEMED pela discussão e formação de professores na área étnico-racial. Após toda pesquisa constatamos que as ações do NEDER, incluindo a proposta de formação, prioriza debates acerca do processo identitário dos estudantes negros, como preconiza da Lei 10639/03. Entretanto, mesmo com a obrigatoriedade da legislação vigente no município, o que se observa, em muitas escolas da Rede Municipal de Maceió, é a prevalência de uma resistência dos educadores em repensar sua prática, bem como a ausência de discussões que abordem cultura e identidades. Afro no currículo das escolas. |
Palavras-chave: | Diversidade Étnico-Racial Lei 10639/03 Formação de Professores |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | FARIA, Mariana Santos;TIGRE, Victoria Lannusa Vieira. Formação de professores: foco na lei 10.639/03 e demais documentos do NEDER SEMED/ Maceió. 2019. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5784 |
Data do documento: | 12-dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formação de professores: foco na lei 10.63903 e demais documentos do NEDER-SEMED Maceió.pdf | 422.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.