06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5776
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barbalho, José Ivamilson Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5624008859123566pt_BR
dc.contributor.referee1Vilela, Cristiano das Neves-
dc.contributor.referee2Almeida, Giseliane Medeiros-
dc.creatorSouza, Robson Alves de-
dc.date.accessioned2019-08-27T16:49:37Z-
dc.date.available2019-08-27-
dc.date.available2019-08-27T16:49:37Z-
dc.date.issued2019-08-07-
dc.identifier.citationSOUZA, Robson Alves de. Relação escola e família: bullying e cultura de paz. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5776-
dc.description.abstractThis research aims to highlight the benefits that the relationship school and family can achieve by effectively performing its function in the education of children. To this end, we highlight two important points that are bullying and the culture of peace, in which the family can be involved in the education of their children, orienting them to a good social life. The path to analysis is through bibliographic works. It is noticeable that contemporary families are more burdened in relation to employment and domestic activities, but can not help but accompany the school life of children, because their contributions are indispensable to the learning process. During the research we realized how much the school needs the family and vice versa, because it is necessary to accompany them, not only at home or at school, but in both environments to help them in situations of bullying, adaptation to the environment. among other problems. This work aims to motivate schools and families to maintain a relationship of permanent proximity, seeking to build a more qualified education, which involves the protection, care and learning of child-rearing. To support this work, we use theorists such as: Fante (2002; 2005), Freinet (1974), Abramovay (2002), Panza (2011), Freire (1987), Gadotti (1992).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectRelações interpessoaispt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleRelação escola e família: bullying e cultura de pazpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo evidenciar os benefícios que a relação escola e família pode alcançar ao ser realizada com eficiência a sua função na formação das crianças. Para tanto, destacamos dois pontos importantes que são o bullying e a cultura de paz, no qual a família pode se envolver na educação dos filhos orientando para o bom convívio em sociedade. O caminho para a análise se dá por meio de obras bibliográficas. É perceptível que as famílias contemporâneas são mais sobrecarregadas em relação a emprego e a atividades domésticas, porém não podem deixar de acompanhar a vida escolar das crianças, pois suas contribuições são indispensáveis para o processo de aprendizagem. Durante a pesquisa percebemos o quanto a escola precisa da família e vice-versa, pois, se fazendo necessário que os acompanhem, não só em casa ou na escola, mas em ambos os ambientes para ajudá-los nas situações de bullying, adaptação ao ambiente escolar, entre outros problemas. Pretende-se através deste trabalho motivar as escolas e famílias a manter uma relação de proximidade permanente, buscando construir uma educação mais qualificada, no qual envolve a proteção, o cuidado e o aprendizado dos educando-filhos. Para subsidiar esse trabalho, utilizamos teóricos como: Fante (2002; 2005), Freinet (1974), Abramovay (2002), Panza (2011), Freire (1987), Gadotti (1992).pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relação escola e família; bullying e cultura de paz.pdf859.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.