Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5768
Tipo: | Dissertação |
Título: | A formação para pesquisa no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas |
Título(s) alternativo(s): | Professor pesquisador: a formação para pesquisa no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas The Formation for the course of Pedagogy of the Federal University of Alagoas |
Autor(es): | Azevedo, Raissa Medeiros Frazão de |
Primeiro Orientador: | Lima, Walter Matias |
metadata.dc.contributor.referee1: | Menezes, Anderson de Alencar |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gama, Carolina Nozella |
Resumo: | A formação inicial docente tem sido apontada como o lócus para o futuro professor desenvolver a prática da pesquisa, por isso esse estudo foi dedicado a investigar como a pesquisa se constitui na dimensão formativa do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. Como perspectiva teórica foram abordadas reflexões acerca da formação docente baseada nos estudos de Dewey (2010), Imbernón (2001), Tardif (2000), Gauthier (1998), Maldaner (2006); O conceito de professor pesquisador que teve como precursor estudos de Stenhouse (1991), e Antonio Nóvoa (1992); A pesquisa do professor X a pesquisa acadêmica direcionada nos estudos de Zeichner (2008) , Lüdke (2001) e Garcia (2009); A relação entre professor pesquisador e professor reflexivo presente nos estudos de Schon (1998) e Perrenoud (1993) e a análise dos documentos norteadores do curso (DCNS e PPC). A metodologia utilizada refere-se a pesquisa de natureza qualitativa, sendo utilizado o estudo de caso como abordagem metodológica. Os dados foram obtidos por meio de questionários semiabertos aplicados aos estudantes do 4º ao 9º período do curso de Pedagogia da UFAL. A análise dos dados revelou que existem convergências e divergências entre os documentos norteadores e a formação para pesquisa no curso de Pedagogia. Deste modo verificou-se a necessidade de atualização do Projeto Pedagógico e a efetivação/integração da pesquisa nas disciplinas e demais ações do curso. Essa pesquisa também possibilitou a reflexão acerca da valorização da postura pesquisadora como crucial para a produção e socialização de conhecimentos, bem como para o desenvolvimento do patrimônio cultural dos agentes envolvidos na pesquisa durante a formação. |
Abstract: | Initial teacher training has been identified as the locus for the future teacher to develop the practice of research, so this study was dedicated to investigate how the research is constituted in the formative dimension of the Pedagogy course of the Federal University of Alagoas. As a theoretical perspective, reflections on teacher education based on the studies of Dewey (2010), Imbernón (2001), Tardif (2000), Gauthier (1998) and Maldaner (2006) were discussed; The concept of research professor that had as precursor studies by Stenhouse (1991), and Antonio Nóvoa (1992); The research of Professor X the academic research directed in the studies of Zeichner (2008), Lüdke (2001) and Garcia (2009); The relationship between teacher researcher and reflective teacher present in the studies of Schon (1998) and Perrenoud (1993) and the analysis of the guiding documents of the course (DCNS and PPC). The methodology used refers to qualitative research, and the case study is used as a methodological approach. Data were obtained through semi-open questionnaires applied to students from the 4th to 9th period of the UFAL Pedagogy course. The analysis of the data revealed that there are convergences and divergences between the guiding documents and the training for research in the Pedagogy course. Thus, it was verified the need to update the Pedagogical Project and the completion / integration of the research in the disciplines and other actions of the course. This research also made possible the reflection about the valorization of the research posture as crucial for the production and socialization of knowledge, as well as for the development of the cultural patrimony of the agents involved in the research during the formation. |
Palavras-chave: | Ensino superior – Pesquisa Formação pedagógica Professor pesquisador Professores de Pedagogia – Formação Curso de Pedagogia – Universidade Federal de Alagoas Higher Education – Research Pedagogical training Research Professor Pedagogy Teachers – Training Pedagogy Course - Federal University of Alagoas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | AZEVEDO, Raissa Medeiros Frazão de. A formação para pesquisa no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. 2019. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5768 |
Data do documento: | 29-mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A formação para pesquisa no curso de Pedagogia da Universidade Federal de.pdf | 2.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.