00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5722
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barros , Rachel Rocha de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5324281252847854pt_BR
dc.contributor.referee1Rechenberg, Fernanda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2380525227078672pt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Juliana Michaello Macêdo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8996477208727758pt_BR
dc.creatorBraga Júnior, Amaro Xavier-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3072812137317009pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-20T18:09:16Z-
dc.date.available2019-07-04-
dc.date.available2019-08-20T18:09:16Z-
dc.date.issued2019-03-27-
dc.identifier.citationBRAGA JÚNIOR, Amaro Xavier. Entre o barro e a mão: técnicas e processos criativos no artesanato de barro em Capela - AL. 2019. 158 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5722-
dc.description.abstractThis study aimed at recording, mapping and analyzing the ways of making clay pieces from the Mestre (Master)* João das Alagoas atelier in the city of Capela (AL). The work spaces, the instruments used, the techniques of extraction, modeling, guarding and burning of the pieces, and the creative processes derived from the techniques used were considered in the survey. Relying theoretically on Richard Sennet's concepts of "craft skill" and "smart hand", "imitative imitation" of Marcel Mauss, culture as a metamorphic and self-replicating invention of Roy Wagner and the debate proposed by Tim Ingold that considers materiality of objects in the relationship between hand and tool. It was methodologically structured in the observation, in field diaries, in interviews and, in particular, and especially in the use of photographs inspired by the work of Gregory Bateson and Margareth Mead. Problems were: the techniques used and the relationship between craftsman and work material - clay. Ends by emphasizing how the ways of doing it are vital to understand the dynamics of production, transmission, representation and commercialization that the figurative clay crafts, with status of art, assume in the region and in the culture of the city and the State.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArgila – Modelagempt_BR
dc.subjectFotografia na Antropologiapt_BR
dc.subjectArtesanato – Campela (AL)pt_BR
dc.subjectFotoetnografiapt_BR
dc.subjectClay – Modelingpt_BR
dc.subjectPhotography in Anthropologypt_BR
dc.subjectPopular craftspt_BR
dc.subjectHand crafts – Campela (AL)pt_BR
dc.subjectPhotoetnographypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.titleEntre o barro e a mão: técnicas e processos criativos no artesanato de barro em Capela - ALpt_BR
dc.title.alternativeBetween the clay and the hand: techniques and creative processes in the hand crafts in Capela – ALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetivou o registro, mapeamento e análise dos modos de fazer das peças de barro oriundas da Oficina do Mestre João das Alagoas na cidade de Capela (AL). Foram considerados no levantamento: os espaços de trabalho, os instrumentos utilizados, as técnicas de extração, modelagem, guarda e queima das peças, e os processos criativos oriundos das técnicas empregadas. Apoiando-se teoricamente nos conceitos de “habilidade artesanal” e “mão inteligente” de Richard Sennet, de “imitação prestigiosa” de Marcel Mauss, de cultura enquanto invenção metamórfica e autoreplicante de Roy Wagner e no debate proposto por Tim Ingold que considera a materialidade dos objetos na relação entre mão e ferramenta. Estruturou-se metodologicamente na observação, em diários de campo, em entrevistas e, em especial, no uso de fotografias inspiradas no trabalho de Gregory Bateson e Margareth Mead. Problematizou-se: as técnicas utilizadas e a relação entre artesão e matéria de trabalho – o barro. Finaliza enfatizando como as maneiras de fazer são vitais para compreender as dinâmicas de produção, transmissão, representação e comercialização que o artesanato de barro figurativo, com status de arte, assume na região e na cultura da cidade e do Estado.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Entre o barro e a mão técnicas e processos criativos no artesanato de barro em Capela - AL.pdfEntre o barro e a mão: técnicas e processos criativos no artesanato de barro em Capela - AL13.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.