06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5717
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A variação entre ter e haver em construções existenciais na escrita de alunos
Autor(es): Queiroz, Maria Amélia Lima
Primeiro Orientador: Silva, Fábia Pereira da
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Januacele Francisca da
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Aline dos
Resumo: A presente pesquisa aqui apresentada parte do pressuposto de que há diferenças linguísticas entre as normas estabelecidas pela gramática normativa e os reais usos da língua. O objetivo principal desta pesquisa é analisar, à luz dos pressupostos teórico metodológicos da Teoria da Variação e Mudança linguística, o perfil de escrita de alunos do 3º ano do ensino médio da escola Escola Estadual de Educação Básica de Pariconha em relação ao comportamento variável dos verbos ter e haver em construções existenciais. De acordo com os resultados obtidos, verificamos que há uma preferência pelo “ter” em detrimento do “haver”, sendo que essa predileção possivelmente tem relação com a comunidade e grupos aos qual pertencem esses alunos envolvidos na pesquisa. Foi utilizado o aporte teórico de Almeida (1999), Cegalla (1978), Vitório (2012), Labov (2008), Sacconi (2001) e Tarallo (2012), entre outros.
Abstract: The present research presented here assumes that there are linguistic differences between the norms established by normative grammar and the actual uses of language. The main objective of this research is to analyze, in the light of the methodological theoretical assumptions of the Theory of Variation and Linguistic Change, the writing profile of students of the 3rd year of high school of the Pariconha State School of Basic Education in relation to the variable behavior of verbs. have and have in existential constructions. According to the results obtained, we find that there is a preference for "having" over "having", and this predilection is possibly related to the community and groups to which these students involved in the research belong. It was used the theoretical contribution of Almeida (1999), Cegalla (1978), Vitório (2012), Labov (2008), Sacconi (2001) and Tarallo (2012), among others.
Palavras-chave: Sociolinguística
Variação linguística
Ter e haver
Fala e escrita
Ensino médio
Pariconha - Alagoas
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português)
Citação: QUEIROZ, Maria Amélia Lima.A variação entre ter e haver em construções existenciais na escrita de alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Educação Básica de Pariconha. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5717
Data do documento: 8-ago-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.