00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Monografias de Especializações (Lato Sensu), Dissertações e Teses externas a UFAL - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5693
Tipo: Tese
Título: O entre da liberdade, as prisões: Os feminismos que emancipam, prendem? Uma história do gênero feminino na Penitenciária Regional Feminina de Campina Grande (1970-2000)
Autor(es): Silva, Vanuza Souza
Primeiro Orientador: Albuquerque Júnior, Durval Muniz de
metadata.dc.contributor.referee1: Teixeira, Flávio Weinstein
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Vanderlan Francisco da
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Iranilson Buriti de
metadata.dc.contributor.referee4: Wolff, Cristina Scheibe
metadata.dc.contributor.referee5: Montenegro, Antonio Torres
Resumo: Esta pesquisa, embora situada no tempo presente, discute os processos históricos de mudanças sociais ocorridas desde os anos 60, 70 e 80 do século XX no lugar da mulher a partir dos movimentos feministas nas ruas, nas academias que reivindicavam a entrada da mulher no mercado de trabalho e questionavam a mulher enquanto símbolo apenas da maternidade e casamento. Mostra-se, com esta pesquisa, que os impactos dos feminismos foram vividos de modo diferente pelas mulheres pobres e das periferias. Este trabalho é uma discussão sobre o envolvimento de mulheres em diferentes crimes, Com esta pesquisa, percebeu-se que predominam mulheres analfabetas ou semi-analfabetas, mulheres que estão fora do mercado de trabalho e sem nenhuma especialização profissional; além disso integram, em sua maioria, famílias cujas mães eram geralmente solteiras, de modo que foram para as ruas trabalhar, outras, envolveram-se com drogas. Os pais são a grande ausência nas vidas dessas mulheres, as quais, quando presas, também reproduzem as lógicas das famílias onde nasceram, também predominam, entre as presidiárias, mães solteiras, mulheres que tiveram mais de um relacionamento e filhos de pais diferentes. O envolvimento com drogas para umas está relacionado à busca para suprir necessidades básicas, como alimentação, para outras, significa ter acesso às roupas da moda, outras ainda, pelas influências dos companheiros, como ocorre com a maioria das mulheres envolvidas com o tráfico de drogas. Essas mulheres questionam, de um lado, a mulher dócil, passiva, quando escolhem a força e a violência para se afirmarem, mas ao mesmo tempo elas reforçam o masculino. Nas prisões essas mulheres produzem subjetividades múltiplas, dóceis, submissas, agressivas, constroem diferentes corpos, os corpos que se revoltam na morte, na loucura, corpos que recriam suas próprias estéticas com piercings, corpos que também se alijam. No interior das prisões, essas mulheres retornam, em suas cartas, para valores que questionaram, escrevem-se maternas, dóceis, performatizam as filhas que não foram, as mães que não puderam ser, fazem do amor romântico uma possibilidade de afirmação de si, um sim à vida na prisão. As mulheres presas performatizam, de diferentes maneiras, o lugar da mulher, na ruas, nas prisões, se de um lado questionam os valores tradicionais das mulheres, na prisão retornam para o lugar da mãe, do amor romântico; se questionam o lugar do masculino ao usarem da força e da violência, nas ruas, reforçam com a violência todo aprendizado da cultura machista, masculina. Esta é uma história das vidas infames, uma narrativa que escolheu a prisão para discutir as trajetórias do gênero feminino, inspirada nos pós-estruturalistas Michel Foucault, Gilles Deleuze, Judith Butles e Gilles Lipovetsky os quais constroem discussões sobre os processos de subjetivação em uma sociedade disciplinar, do controle e que, legitimando o sistema capitalista, capturam as mulheres para o mercado de trabalho, para a indústria da moda e da beleza. Este trabalho está inspirado, também, em Maurice Blanchot e Roland Barthes, que discutem a escrita enquanto performance. As presas estão inseridas nesse contexto de mudanças nas quais a emancipação da mulher significa, para outras, prisão.
Abstract: This research although done in the present day, discusses the historical processes of social changes since the 60s, 70s and 80s and of the twentieth century about the place of women from the feminist movement in the streets, in academics which claim the entry of women into the job market and questioning the idea of the woman only as a symbol of motherhood and marriage. This research shows that the impacts of feminism were experienced differently by women in poor neighbourhoods. - This paper is a discussion of the involvement of women in different crimes. With this research we realized that they are predominantly illiterate or semi - illiterate women who are outside the job market and women with no professional expertise, moreover, in most cases, are part of families where they were raised by single mothers, who took to the streets to work, and others were involved with drugs. Their fathers are a great absence in the lives of these women. These female prisoners also reproduce the type of the families in which they were born, single mothers, women who had more than one relationship and children with different fathers, are also predominant among these imprisoned women. Involvement with drugs is related to a search for basic needs such as food for some, for others it means having access to fashionable clothes, and others by peer pressure, as with the majority of women involved in drug trafficking.These women question on one side, the docile, passive e woman, when choosing to use force and violence to assert themselves, but at the same time they reinforce their masculinity. These women produce multiple personalities, docile, submissive, aggressive subjectivities, construct different bodies, bodies that rebel in death, in madness, bodies that recreate their own aesthetic with piercings, bodies that also get deformed. Within prisons these women in their letters return to the values questioned, write themselves as maternal, docile, the act as the daughters they were not , the mothers they are not and make romantic love a chance for self-assertion , a yes to life in prison . Captured women dramatize different ways the for the place of women in the streets, in prisons, on one side they questioned the traditional values of women in prison, the return to their mother's place, romantic love, they question the place of the masculinity to use force and violence in the streets, reinforced with violence and all learning of the macho, masculine culture. This is a story of the infamous lives, a narrative that chose the prison to discuss the trajectories of females, inspired by poststructuralist Michel Foucault, Gilles Deleuze, Gilles Lipovetsky and Judith Butles which build discussions on the processes of subjectivity in a societies discipline, control and legitimizing the capitalist system to capture women’s work market, for the fashion and beauty industry .. This work is also inspired by Roland Barthes and Blanchot Marucie discussing writing as performance. The inmates are featured in the context of changes in which women's emancipation means to other prisons.
Palavras-chave: História
Mulheres
Feminismo
Prisões
Identidade de gênero
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Sigla da Instituição: UFPE
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: SILVA, Vanuza Souza. O entre da liberdade, as prisões: Os feminismos que emancipam, prendem? Uma história do gênero feminino na Penitenciária Regional Feminina de Campina Grande (1970-2000). 2019. 300 f. Tese (Doutorado em História) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Programa de Pós Graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5693
Data do documento: 19-fev-2014
Aparece nas coleções:Monografias de Especializações (Lato Sensu), Dissertações e Teses externas a UFAL - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.