Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5678
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Dantas, David Anderson Cardoso | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2027804473179543 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Rogério de Jesus | - |
dc.contributor.referee2 | Falcão, Victor Bezerra | - |
dc.creator | Ventura, Augusto José Angelino | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-07T11:55:48Z | - |
dc.date.available | 2019-08-07 | - |
dc.date.available | 2019-08-07T11:55:48Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-02 | - |
dc.identifier.citation | Desenvolvimento de um projeto básico de pavimentação para uma estrada vicinal na cidade de Arapiraca. 2019. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5678 | - |
dc.description.abstract | Every urban center has its main development tools, which is its road network, because it enables, among other things, the arrival and departure of goods and people, allowing the economic growth. The backroads, included in this context, do an important job by connecting the rural areas to the town. However, both quality and importance of these backroads are not on the same page, when it shows bad bearing conditions, which complicates the trip and enhances the cost. The described fact happens in some Arapiraca backroads, such as the Pedro Alexandre street, containing a low-quality backroad, although its importance for the region must be mentioned. Therefore, knowing that the paving in one street improves not only its bearing conditions, but the comfort, the safety, the quickness and the costs, a basic paving project has been proposed in order to assist in the solution of their olden traffic problems. To make this project, several studies were needed, namely, the soil analysis below the roadbed to a depth of 60 cm, called the road's subgrade. The street´s traffic study and the topography that the tracing would present, in order to obtain the necessary parameters to design the paving, to work on the earthmoving project and the quantitative and budgetary surveys. The results got for this 3,76 km backroad a 5 cm thick pavement coating, a 14 cm thick base of simple graded gravel and a 33 cm thick subbase of stabilized soil. The budge to make this project is evaluable in 1 million 580 thousand and 236 reals for unencumbered unit prices, including technical services, signaling and the environmental costs. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia rodoviária | pt_BR |
dc.subject | Estrada vicinal | pt_BR |
dc.subject | Pavimentação | pt_BR |
dc.subject | Arapiraca - Alagoas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAO | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de um projeto básico de pavimentação para uma estrada vicinal na cidade de Arapiraca | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Todo e qualquer centro urbano tem como uma das principais ferramentas de seu desenvolvimento a sua malha viária pelo fato de possibilitar dentre outras coisas toda a chegada e saída de mercadorias e pessoas que movimentam a economia da cidade. As estradas vicinais, inseridas neste contexto, realizam importante trabalho na ligação dos povoados das zonas rurais até os centros urbanos, entretanto, a sua qualidade muitas vezes não condiz com sua importância, quando apresenta más condições de rolamento e tanto dificultam como encarecem as viagens. Assim também é em Arapiraca, por exemplo na Rua Pedro Alexandre, estrada vicinal de má qualidade, apesar de ser de grande importância para a região. Por isso, sabendo que a pavimentação, em uma via, melhora subitamente as condições de rolamento, o conforto, a segurança, a rapidez e a economia das viagens, propõe-- se para esta estrada um projeto básico de pavimentação como forma de auxílio na solução dos seus antigos problemas de locomoção. Para a concretização deste projeto foram necessários vários estudos, a saber, em suma a análise do solo abaixo do leito da estrada até a profundidade de 60 cm, denominado subleito da estrada, o estudo do tráfego da estrada e da topografia que o traçado apresentasse, para, então, obter os parâmetros necessários, de modo que , tendo estes em mãos, foi efetuado o dimensionamento do pavimento, o projeto de terraplenagem e os levantamentos quantitativo e orçamentário da obra. Obteve-se para esta estrada vicinal de 3,76 km um pavimento com revestimento de 5 cm de espessura, uma base de Brita Graduada Simples com 14 cm de espessura e uma sub-base de solo estabilizado com 33 cm de espessura. O custo mensurado para a realização desta obra foi de 1 milhão, 580 mil e 236 reais para preços unitários não desonerados, incluindo também os serviços técnicos, a sinalização e os custos com demandas ambientais. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA CIVIL - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Desenvolvimento de um projeto básico de pavimentação para uma estrada vicinal na cidade de Arapiraca.pdf | 3.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.