00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5674
Tipo: Tese
Título: Política Pública Educacional de Alfabetização – implementação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC: o olhar dos sujeitos
Título(s) alternativo(s): Política Pública Educacional de Alfabetización - Implementación del Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Cerca - PNAIC: la mirada de los sujetos
Autor(es): Ramos, Maria Jeane Bomfim
Primeiro Orientador: Diógenes, Elione Maria Nogueira
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Menezes, Anderson de Alencar
metadata.dc.contributor.referee3: Amorim, Roseane Maria de
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Veleida Anahi da
Resumo: Esta pesquisa teve como finalidade analisar a implementação do Pacto Nacional Pela Idade Certa – PNAIC, no Estado de Alagoas, programa lançado pelo Ministério da Educação, por meio da Portaria N° 867/2012, com implantação a partir do ano de 2013, e aborda, na introdução, os pontos principais do estudo e sua organização, tendo como norte a tese: “A gestão do PNAIC em âmbito municipal provocou um processo intermitente de descontinuidades de forma que resvalou na inefetividade na maioria dos municípios alagoanos”. Nesse sentido, tem como objetivo geral: “analisar a implementação do Pacto Nacional Pela Educação na Idade Certa – PNAIC, no Estado de Alagoas, com ênfase na alfabetização de crianças de 06 a 08 anos de idade”. Como desdobramento, tem-se os seguintes objetivos específicos: 1) identificar as influências internacionais, nacionais e locais que impulsionaram a implementação do PNAIC dentro das políticas públicas educacionais”; 2) “analisar o desenvolvimento do Pacto Nacional Pela Educação na Idade a partir do envolvimento dos gestores”; 3) “identificar possíveis entraves políticos e socioeconômicos para a implementação do PNAIC”. A referência teórica que sustentou o trabalho tem um caráter multidisciplinar devido ao próprio desenho do objeto de estudo. Para discutir a questão das políticas públicas foram mobilizados os teóricos: Arretche (1999), Figueiredo e Figueiredo (1986), Silva e Silva (2008), Frey (2000) e Diógenes (2014). No que trata da metodologia empregou-se: Bardin (2016), Franco (2003) e Konder (1981). Freire (1987) e Mortatti (2006, 2010 e 2013) e Soares (2016) que ajudaram a pensar a questão da educação na perspectiva do letramento e da política. A compreensão do contexto alagoano foi embasada por Lira (2007), Péricles (2012), e Verçosa (2006). Em relação às fontes oficiais, as referências foram: a Constituição Federal de 1988, Lei º 9394/96 e o Decreto 6094/2007 e a Portaria 867/2012. A investigação partiu da abordagem qualitativa e se utilizou da entrevista semiestruturada, na coleta de dados empíricos, os quais serviram de base para analisar o posicionamento dos sujeitos do programa, em face da implementação nos municípios. O estudo evidenciou que boa parte das gestões dos municípios “não se comprometeu” com o programa em sua totalidade, e que a troca constante de orientadores de estudos e professores alfabetizadores foi determinante na descontinuidade das ações do programa, e ainda, que os sujeitos do programa não foram beneficiados pela ineficácia do PNAIC.
Abstract: This research aimed to analyze the implementation of the National Pact for the Right Age - PNAIC in the State of Alagoas, a program launched by the Ministry of Education, through ordinance 867/2012, with implementation starting in 2013. It is addressed in the introduction presenting the main points of the study and its organization. The present study is guided by the thesis: "The management of the PNAIC in the municipal area caused an intermittent process of discontinuities in a way that slipped in ineffectiveness in most of the municipalities of Alagoas". In this sense, it has as general objective: "to analyze the implementation of the National Pact for Education in the Right Age - PNAIC, in the State of Alagoas, with emphasis on the literacy of children from 06 to 08 years of age." As a result, the following specific objectives are achieved: 1) "understanding the international, national and local influences that have driven the implementation of the PNAIC within the public educational policies, "2)" investigate the development of the National Pact for Education in the Age from the involvement of managers", 3)" identify and analyze possible political and socio-economic obstacles to the implementation of the PNAIC. "The theoretical reference that supported the work has a multidisciplinary character due to the very design of the object of study, so to discuss public policies mobilized the theoreticians: Arretche (1999), Figueiredo and Figueiredo (1986), Silva e Silva (2008), Frey (2000) and Diogenes (2014). In what concerns the methodology was used: Bardin (2016), Franco (2003) and Konder (1981). Freire (1987) and Mortatti (2006, 2010 and 2013) and Soares (2016) helped to think about education in terms of literacy and politics. The understanding of the Alagoan context was based on Lira (2007), Carvalho (2012), and Verçosa (2006). In relation to official sources: the Federal Constitution of 1988, Law No. 9394/96 and Decree 6094/2007 and Administrative Rule 867/2012. The research was based on the qualitative approach and used the semistructured interview in the collection of empirical data, which served as a basis for analyzing the position of the subjects of the program in the face of the implementation in the municipalities. The study was based on the following hypotheses: 1) Has the commitment made between the federal government, states and municipalities little contribution to the implementation of the PNAIC in Alagoas? 2) Have local managers not actually committed to the PNAIC, given the lack of effective conditions for their implementation? The study showed that a large part of the municipalities' management "did not commit themselves" to the program as a whole, the Constant exchange of study counselors and literacy teachers was decisive in the discontinuity of the program's actions and the program subjects were not benefited by the program. ineffectiveness of the PNAIC.
RESUMEN: Esta investigación tuvo como objetivo analizar La implementación del Pacto Nacional por la Edad Certa-PNAIC en el Estado de Alagoas, programa lanzado por el Ministerio de Educación, por medio de laordenanza 867/2012, com implantación a partir del año 2013. Se aborda em La introducción presentando los puntos principales de le studio y su organización. El presente estudio se orienta por La tesis: "La gestión del PNAIC en ámbito municipal provoco um proceso intermitente de discontinuidades de forma que resbaló en La inefectividad en lamayoría de los municipios alagoanos". En este sentido, tiene como objetivo general: "analizar la implementación del Pacto Nacional por la Educación en La Edad Cuna - PNAIC, en el Estado de Alagoas, com énfasis en La alfabetización de niños de 06 a 08 años de edad". Enel caso de los países endesarrollo, los países de América Latina y el Caribe, enel marco de las políticas públicas de educación superior, de la participación de los gestores ", 3)" identificar y analizar posibles obstáculos políticos y socioeconómicos para La implementación del PNAIC ". La referencia teórica que sostuvo el trabajo tieneun carácter multidisciplinario debido al próprio diseño del objeto de estudio, a sí para discutir políticas públicas se movilizó a los teóricos: Arretche (1999), Figueiredo y Figueiredo (1986), Silva e Silva (2008), Frey (2000) y Diógenes (2014). En lo que se refiere a la metodología se empleó: Bardin (2016), Franco (2003) y Konder (1981). Freire (1987) y Mortatti (2006, 2010 y 2013) y Soares (2016) ayudaron a pensar la cuestión de la educación en la perspectiva del letra y de la política. La comprensión del contexto alagoano fue fundamentada por Lira (2007), Péricles (2012), y Verçosa (2006). Enrelación a las fuentes oficiales: La Constitución Federal de 1988, Ley nº 9394/96 y el Decreto 6094/2007 y la Ordenanza 867/2012. La investigación partió del abordaje cualitativo y se utilizó de la entrevista semiestructurada en La recolección de datos empíricos, los cuales sirvieron de base para analizar el posicionamiento de los sujetos del programa en vista de la implementación en los municipios. El estudio se basó em las hipótesis: 1) ¿El compromiso firmado entre gobierno federal, estados y municípios poco contribuyó com la efectividad del PNAIC en Alagoas? 2) ¿Los gestores locales no asumieron de hecho el compromiso con el PNAIC, dado el descuido con las condiciones efectivas para suejecución? El estúdio evidenció que buena parte de las gestiones de los municipios "no se comprometió" con el programa en sutotalidad, el intercambio constante de orientadores de estudios y profesores alfabetizadores fue determinante em la discontinuidad de las accionesdel programa y los sujetos del programa no se beneficiaron in eficacia del PNAIC.
Palavras-chave: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil)
Educação e estado
Alfabetização
National Pact for Literacy in the Right Age (Brazil)
Education and state
Literacy
Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Cerca (Brasil)
Educación y estado
Alfabetización
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: RAMOS, Maria Jeane Bomfim. Política Pública Educacional de Alfabetização – implementação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC: o olhar dos sujeitos. 2019. 154 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5674
Data do documento: 5-abr-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Política Pública Educacional de Alfabetização – implementação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC: o olhar dos sujeitos.pdfPolítica Pública Educacional de Alfabetização – implementação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC: o olhar dos sujeitos1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.