00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Evandro de Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760364940162939pt_BR
dc.contributor.advisor2Vieira, Thales Miranda de Almeida-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8181104476035846pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Marcelo Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9562890319093965pt_BR
dc.contributor.referee2Brito, Patrick Henrique da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4155051332618408pt_BR
dc.contributor.referee3Tedesco, Patricia Cabral de Azevedo Restelli-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7465148175791735pt_BR
dc.creatorPereira, Artur Maia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4393582648132961pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-01T20:45:29Z-
dc.date.available2019-06-06-
dc.date.available2019-08-01T20:45:29Z-
dc.date.issued2019-03-13-
dc.identifier.citationPEREIRA, Artur Maia. Uma abordagem estocástica para recuperação de imagens de roupa baseada em conceito utilizando o SVM e o feedback de relevância do usuário. 2019. 43 f. Dissertação (Mestrado em Informática) – Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Informática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5655-
dc.description.abstractImage retrieval systems have become a common approach in online fashion applications, allowing consumers to search for clothing items. However, the task of exploring large data sets of images through naive retrieval methods is generally inefficient and tedious for users. When relevance feedback (RF) from the user is considered, machine learning methods may take advantage of user preferences to enhance the experience. Nevertheless, most RF approaches focus on retrieving only user relevant images, disregarding the learning curve of the machine and resulting in a lack of diversity. In particular, when a new user begins using the system, there is a lack of information about him, resulting in unsatisfactory recommendations (the cold start problem). We propose a machine learning approach based on RF to retrieve clothing images using a threefold strategy: retrieve user relevant images; retrieve images that do not comply with user learned preferences, to avoid convergence to local minimal; and retrieve images from uncertainty regions, to improve the learning curve, all in a stochastic manner. To mitigate the cold start problem, we present a novel sampling method to improve the diversity of retrieved images that employs a combination of a multidimensional projection method with an adaptive spatial data structure. Our approach is validated through quantitative and qualitative user experiments using an annotated clothing images data set to evaluate the effectiveness and efficiency of user-relevant image retrieval. Results revealed that our approach can rapidly improve the retrieval of appropriate images in a few user iterations while providing higher diversity than straightforward approaches.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcessamento de imagenspt_BR
dc.subjectProcesso estocásticopt_BR
dc.subjectMáquina de Vetores de Suportept_BR
dc.subjectImage processingpt_BR
dc.subjectStochastic processpt_BR
dc.subjectSupport Vector Machinept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleUma abordagem estocástica para recuperação de imagens de roupa baseada em conceito utilizando o SVM e o feedback de relevância do usuáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoSistemas de recuperação de imagem estão se tornando cada vez mais comum em aplicações online do ramo da moda, permitindo que os consumidores busquem por itens de roupa. Entretanto, explorar um grande conjunto de imagem através de métodos simples de recuperação é geralmente ineficiente e cansativo para usuários que estão buscando por novidades. Quando o feedback do usuário é considerado, algoritmos de aprendizagem de máquina podem tirar vantagem das preferências do usuário e aprimorar a experiência de compra. Apesar disso, a maioria das abordagens que consideram feedback focam em recuperar apenas imagens relevantes para o usuário, sem se preocupar com a curva de aprendizado da máquina, resultando em uma falta de diversidade. Em particular, quando o usuário acessa o sistema pela primeira vez, não há nenhuma informação sobre ele, levando a recomendações insatisfatórias (problema da partida fria). Neste trabalho, nós propomos uma abordagem de aprendizado de máquina baseada na técnica de Relevance Feedback (RF) para recuperar imagens de roupa utilizando a seguinte estratégia: Recuperar imagens relevantes para o usuário; recuperar imagens que não vão de acordo com as preferências do usuário, para evitar a convergência para um mínimo local; e recuperar imagens da região de incerteza para melhorar a curva de aprendizado, todas essas três formas de maneira estocástica. Para contornar a problema da partida fria, nós apresentamos um novo método de seleção que visa melhorar a diversidade das imagens recuperadas combinando um método de projeção multidimensional com uma estrutura de dados espacial adaptável. Nossa abordagem foi validada através de experimentos qualitativos e quantitativos com usuários utilizando uma base de dados anotada de imagens de roupas femininas com o objetivo de avaliar a efetividade e eficiência da recuperação de imagens relevantes. Resultados mostraram que a abordagem proposta pode melhorar rapidamente a recuperação de imagens apropriadas com apenas algumas iterações do usuário, enquanto oferece uma maior diversidade em relação a outras abordagens.pt_BR
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