00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Tese
Título: Dimensões de um modelo sustentável de formação de professores de educação infantil: em busca de possibilidades
Título(s) alternativo(s): Dimensions of a sustainable training model for children education teachers: in search of possibilities
Autor(es): Silva, Janaila dos Santos
Primeiro Orientador: Haddad, Lenira
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee2: Marinho, Paulo Manuel Teixeira
metadata.dc.contributor.referee3: Pinazza, Mônica Aprezzato
metadata.dc.contributor.referee4: Mendonça, Maria Assunção Folque de
Resumo: Desde a LDB, Lei 9394/96, a formação inicial de professores de educação infantil no Brasil tem seu lugar reconhecido no ensino superior. Recentemente, as novas Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia, Resolução CNE/CP nº 1/2006, bem como a Resolução nº 2/2015 foram importantes por provocar uma reestruturação nos cursos de Pedagogia a fim de incluir disciplinas mais específicas sobre o trabalho pedagógico com crianças e um estágio obrigatório na área. Estes dispositivos legais tornaram a docência em educação infantil como uma das áreas dos cursos de Pedagogia brasileiros, que também abrangem a formação para a gestão educacional, anos iniciais do ensino fundamental, educação de jovens e adultos e outras áreas que necessitem conhecimentos pedagógicos (BRASIL, 2006). Autores como Cavalcante e Haddad (2014) e Albuquerque (2013) têm observado que apesar dos avanços, a formação de professores de educação infantil no Brasil ainda não superou dificuldades no desenvolvimento da profissionalidade específica na área. Esta requer um contínuo de experiências entre a universidade e a profissão. Nesse sentido, esta pesquisa de caráter qualitativo foi impulsionada pelo questionamento: Quais as dimensões que caracterizam um modelo sustentável de formação de professores de educação infantil? Pensamos num modelo sustentável como aquele no qual as relações entre os contextos da universidade e da profissão se retroalimentam, potencializando tanto a formação inicial dos estudantes como a qualidade do trabalho em creches e pré-escolas. Nesse sentido, escolhemos realizar um estudo de caso na Universidade de Évora, Portugal, em virtude de que, naquela universidade, há formação inicial de professores de educação infantil, envolvendo uma Licenciatura em Educação Básica – LEB e um Mestrado em Educação Pré-Escolar, bem como relações de cooperação formalmente estabelecidas com educadores de infância, creches e pré-escolas. Utilizamos estratégias de observação, entrevistas (7 com estudantes, 2 docentes da universidade e 1 educadora cooperante) e análise documental. A pesquisa levou-nos ao entendimento de que: 1. a ressignificação da universidade como espaço de formação de educadores de infância, 2. o modo como o estágio e as relações de supervisão se dão, 3. a qualidade da relação com instituições e educadores cooperantes, 4. a visibilidade da criança na formação das futuras educadoras e 5. a valorização da autonomia das estudantes por meio de instrumentos de observação, apoio à prática e avaliação são aspectos muito significativos no desenvolvimento de uma relação cooperada e profícua entre universidade e contextos da profissão de maneira a contribuir para um modelo sustentável de formação docente em educação infantil.
Abstract: Since LDB, Law 9394/96, the initial training of nursery school teachers in Brazil has its place recognized in higher education. Recently, the new Curricular Guidelines for the Pedagogy Course, Resolution CNE / CP No. 1/2006, as well as Resolution nº 2/2015 were important for provoking a restructuring in Pedagogy courses in order to include more specific disciplines on the pedagogical work with children and a mandatory internship in the area. These legal provisions have made teaching in children's education one of the priority areas of Brazilian Pedagogy courses, which also include training for educational management, initial years of elementary education, youth and adult education and other areas that need pedagogical knowledge (BRASIL, 2006). Authors such as Cavalcante and Haddad (2014) and Albuquerque (2013) have observed that despite advances, the training of pre-school teachers in Brazil has not yet overcome difficulties in developing specific professionalism in the area. This requires a continuum of experience between the university and the profession. In this sense, this research of qualitative character was driven by the question: What are the dimensions that characterize a sustainable model of teacher education for children? We think of a sustainable model as the one in which the relationships between the university and the profession contexts feedback, enhancing both the initial formation of students and the quality of work in day-care centers and pre-schools. In this sense, we chose to carry out a case study at the University of Évora, Portugal, because at that university there is an initial training of nursery school teachers, involving a Bachelor's Degree in Basic Education - LEB and a Master's Degree in Pre-School Education, as well as formally established cooperative relationships with educators, kindergartens and pre-schools. We used observation strategies, interviews (7 with students, 2 university teachers and 1 cooperating educator) and documentary analysis. The research led us to the understanding that aspects such as: 1. the re-signification of the university as a space for the formation of childhood educators, 2. the way in which the internship and supervisory relations are given, 3. the quality of the relationship with institutions 4. The visibility of the child in the training of future educators; and 5. The valuation of students' autonomy by means of instruments of observation, support for practice and evaluation are very significant in the development of a cooperative and profitable relationship between university and contexts of the profession in order to contribute with a sustainable model of teacher training in early childhood education.
Palavras-chave: Educação de crianças
Professores - Formação
Educação – Modelo sustentável
Estágio supervisionado
Education of children
Teachers – Training
Education - Sustainable model
Supervised internship
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Janaila dos Santos. Dimensões de um modelo sustentável de formação de professores de educação infantil: em busca de possibilidades. 2019. 245 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5646
Data do documento: 25-mar-2019
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