Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5633
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ferraz, Eraldo de Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3129064769842986 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Silvana Paulina de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4237683604411139 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Elza Maria da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8658721923461828 | pt_BR |
dc.creator | Correia, Noemir Monique Eugênio da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4155593680045920 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-07-31T17:13:11Z | - |
dc.date.available | 2019-07-31T17:13:11Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-03 | - |
dc.identifier.citation | CORREIA, Noemir Monique Eugênio da Silva. Arte através da música: um relato de experiência. 2019. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5633 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música. Cultura | pt_BR |
dc.subject | Componente Curricular | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Arte através da música: um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo procura abordar a importância da arte através da música no ensino, pontando algumas questões sobre como a aulas de músicas tem efeito positivo o processo de aprendizagem e na valorização cultural das crianças. Portanto, é resultado de um projeto de intervenção realizado durante o curso de pedagogia a disciplina de Arte-educação do qual visou uma busca pessoal por metodologias que nos permitissem trabalhar com música por conta da legislação visa o ensino a arte, em suas expressões regionais como componente curricular obrigatório, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos” (Brasil, 2016). Para tanto precisamos refletir sobre as seguintes questões; Por que ensinar música para crianças? Qual é a real importância do ensino da música? A investigação, de caráter qualitativo, baseou-se em uma revisão bibliográfica. O aporte teórico deste estudo foi através de Anjos (2012), Ongaro, Silva e Ricci (2006), Godoi (2011), dentre outros. Os estudos apontam que o ensino de música ainda é um grande desafio, mas é possível escolher estratégias que oportunizem o saber mútuo, trabalho em equipe, troca de conhecimento para criar caminhos e soluções, entendendo assim a relevância da música na aprendizagem significativa das crianças, ajudando-as a desenvolverem suas ideias, valores culturais e auxiliando na comunicação delas com o mundo exterior e seu universo interior. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arte através da música: um relato de experiência.pdf | 362.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.