06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5630
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Diversidade sexual no ambiente escolar: abordando o assunto numa classe de ensino médio
Autor(es): Melo, Marta Raquel Linhares de
Primeiro Orientador: Santos, Ana Cristina Conceição
metadata.dc.contributor.referee1: Vale, Eltern Campina
metadata.dc.contributor.referee2: Figueirêdo, Carla Taciane
Resumo: O presente artigo discute como a educação pode contribuir para promover a diversidade sexual, quebrando paradigmas para ajudar a prevenir casos de violência e garantir direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT). A pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual, turma do primeiro ano do Ensino Médio, no município de Delmiro Gouveia/AL, com o objetivo de compreender como a escola aborda a temática da diversidade sexual e qual a percepção das/dos estudantes e professorado em relação a orientação sexual e identidade de gênero nas situações de violência e discriminação. A metodologia utilizada foi qualitativa e as técnicas usadas para a coleta de dados foram: primeiramente a aplicação de um questionário para conhecer o perfil da turma e depois foram elaborados situações-problema para que as/os estudantes e a professora se posicionassem revelando, dessa forma, suas percepções sobre a importância da discussão da temática diversidade sexual. Esse estudo mostra que é também papel da escola se comprometer com a construção de uma sociedade menos preconceituosa.
Abstract: This article discusses how education can contribute to promoting sexual diversity, breaking paradigms to help prevent cases of violence and guarantee lesbian, gay, bisexual, transvestite and transgender (LGBT) rights. The research was carried out in a state school, a group of the first year of high school, in the municipality of Delmiro Gouveia / AL, with the objective of understanding how the school approaches the theme of sexual diversity and what the perception of students and teachers in relation to sexual orientation and gender identity in situations of violence and discrimination. The methodology used was qualitative and the techniques used for the data collection were: firstly the application of a questionnaire to know the profile of the class and then were elaborated problem situations so that the students and the teacher position themselves revealing, in this way , their perceptions about the importance of the discussion of sexual diversity. This study shows that it is also the school's role to commit to building a less prejudiced society.
Palavras-chave: Diversidade sexual
Educação
Comunidade LGBT
Preconceito
Identidade de gênero
Orientação sexual
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História
Citação: MELO, Marta Raquel Linhares de. Diversidade sexual no ambiente escolar: abordando o assunto numa classe de ensino médio. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5630
Data do documento: 11-jul-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diversidade sexual no ambiente escolar; abordando o assunto numa classe de ensino médio.pdf603.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.