00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
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Tipo: Dissertação
Título: A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas como instrumento de aprendizagem
Título(s) alternativo(s): The Brazilian Olympics of Public School Physics as a learning instrument
Autor(es): Moura, Ronaldo Cristiano da Silva
Primeiro Orientador: Farias, Antonio José Ornellas
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, José Isnaldo de Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Serra, Kleber Cavalcanti
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos da preparação dos professores para trabalhar em sala de aula na preparação dos alunos para realizar as etapas constante na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). Para atender esse fim foi efetuado um relato de experiência da elaboração, implementação e aplicação do produto educacional desenvolvido na forma de um curso de capacitação dos professores nas Escolas Estaduais do Estado de Alagoas para trabalhar na preparação dos estudantes em suas respectivas unidades escolares para participar da OBFEP. Na preparação da capacitação foram efetuadas análises das provas no período de 2013 a 2016. Os conteúdos das questões das provas envolviam seis áreas da física: mecânica, ondulatória, física térmica, eletromagnetismo, óptica geométrica e física moderna, com uma ênfase maior nas questões de mecânica. Na análise efetuada foram construídos gráficos que auxiliaram a identificar peculiaridades constantes nas provas. Existiam duas etapas de provas uma teórica e a outra experimental. O resultado desse trabalho foi efetuado com base no desempenho dos estudantes nas duas fases da olimpíada. Os resultados mostraram que os estudantes das escolas envolvidas do estado de Alagoas tiveram melhor desempenho em relação aos resultados obtidos nos outros estados da federação. O que também justifica o efeito positivo do trabalho desenvolvendo como todo foi a melhoria do resultado local em 2016 e 2017 em relação aos resultados obtidos em 2015, apesar que neste ano por um trabalho a parte individual desenvolvido por um professor em uma determinada escola ter havido um número considerável de alunos premiados.
Abstract: This work aims to analyze the effects of the preparation of teachers to work in the classroom in the preparation of students to carry out the steps in the Brazilian Physics Olympiad of Public Schools (OBFEP). To this end, an experience report was prepared on the preparation, implementation and application of the educational product developed in the form of a teacher training course in the State Schools of the State of Alagoas to work on preparing the students in their respective school units to participate in the OBFEP. In the preparation of the training, tests were carried out from 2013 to 2016. The content of the test questions involved six areas of physics: mechanics, wave, thermal physics, electromagnetism, geometric optics and modern physics, with a greater emphasis on questions of mechanics. In the analyzed analysis were constructed graphs that helped to identify constant peculiarities in the tests. There were two stages of evidence one theoretical and the other experimental. The result of this work was made based on the students' performance in the two phases of the Olympiad. The results showed that the students of the schools involved in the state of Alagoas performed better than the results obtained in other states of the federation. What also justifies the positive effect of the work developing as all was the improvement of the local result in 2016 and 2017 in relation to the results obtained in 2015, although this year by an individual work developed by a teacher in a certain school there have been a considerable number of award-winning students.
Palavras-chave: Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas
Física
Capacitação de professores
Physics
Brazilian Olympiad
OBFEP
Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional
Citação: MOURA, Ronaldo Cristiano da Silva. A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas como instrumento de aprendizagem. 2019. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5627
Data do documento: 26-mar-2019
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