06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5618
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Carvalho, Victor Diogho Heuer de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9961970112647545pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jonhatan Magno Norte da-
dc.contributor.referee2Santos, Robério José Rogério dos-
dc.creatorSouza, Larissa Ane Hora de-
dc.date.accessioned2019-07-29T18:56:29Z-
dc.date.available2019-07-29-
dc.date.available2019-07-29T18:56:29Z-
dc.date.issued2019-06-05-
dc.identifier.citationSOUZA, Larissa Ane Hora de. Implantação de processo BPM - Business Process Management em uma empresa prestadora de serviços. 2019. 93 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5618-
dc.description.abstractThe business management process is a group of methodologies that offers support to the management of an organization. The value of planning a changing process with the goal of potentialize the performance and the good practice experience of a business increase the level of maturity of the company, making possible that his competitivity and longevity be maintained, against the variations and instability of the market. The goal of this research was the implementation of the Business Process Management – BPM in a micro company that provides service in the education area and evaluate the impacts caused by this transformation. For this, the change was planned by adding others methodologies of management support such the Operational Research and the Gamification, with the purpose of optimize the profit of the company while the process of training, elaboration and incorporation of the new work routines were occurring. With the end of the purpose implementation time, it was concluded that the methodologies was effective to the process, once the company was able to statistically maintain close to the greatest profit scenario and acquired the required abilities to implement the majority of the new process, according to what was purposed by the study. The collected results are relevant both for the organization and for the academic environment, opening new studies and research possibilities in the areas of interest described by this work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Engenharia da Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise de processospt_BR
dc.subjectGestão de processospt_BR
dc.subjectBusiness Process Management - BPMpt_BR
dc.subjectPesquisa operacionalpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONALpt_BR
dc.titleImplantação de processo BPM - Business Process Management em uma empresa prestadora de serviçospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO gerenciamento de processos de negócio é um conjunto de metodologias que oferece suporte à gestão, permitindo a definição e medição do desempenho da estratégia organizacional. Existem muitos desafios associados ao processo de mudanças de uma empresa que decide incorporar a gestão por processos de negócios. O objetivo desta pesquisa foi a implementação do Business Process Management – BPM em uma microempresa prestadora de serviços na área da educação e avaliar os impactos causados pela transformação. O trabalho demonstra a utilização de metodologias que auxiliam a gestão de mudanças, de modo que durante o momento de transição a empresa se resguarde nos ambientes financeiro e pessoal. Para isso, foram agregadas outras metodologias de apoio a gestão tais como a pesquisa operacional e a gamificação, com o propósito de otimizar os lucros da organização ao passo que ocorriam os processos de treinamento, elaboração e incorporação das novas rotinas de trabalho. Com o término do período de implementação da proposta, concluiu-se que as metodologias atuaram com eficácia, possibilitando o conhecimento de que é possível fazer o uso de modelos matemáticos e games para o planejamento de mudanças organizacionais, já que a empresa foi capaz de permanecer estatisticamente próxima ao cenário ótimo de lucro e adquiriu habilidades necessárias para implantar os novos processos em sua maioria. Os resultados coletados se fazem relevantes tanto para organização quanto para o meio acadêmico nas áreas de processos de serviços, pesquisa operacional e gamification, abrindo possibilidades para novas pesquisas nestes campos de estudo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Implantação de processo BPM - Business Process Management em uma empresa prestadora de serviços.pdf1.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.