00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5615
Tipo: Dissertação
Título: Contos infantis e brinquedos como ferramentas de ensino-aprendizagem de conceitos de dinâmica: uma sequência didática direcionada ao Ensino Fundamental e Médio
Título(s) alternativo(s): Contents children and toys as teaching-learning tools concepts of dynamics: a didactic sequence directed to Fundamental and Average Education
Autor(es): Praxedes, Jacqueline Maria de Oliveira
Primeiro Orientador: Pereira, Maria Socorro Seixas
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Farias, Antonio José Ornellas
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Elton Malta
metadata.dc.contributor.referee2: Leão, Lidiane Maria Omena da Silva
Resumo: Este trabalho propõe aos professores do Ensino Fundamental e Médio uma forma de se trabalhar conceitos de Dinâmica através da utilização de contos infantis e brinquedos. Tendo como propósito estimular a vontade de aprender Física dos discentes com ferramentas de fácil acesso e que fazem parte do cotidiano deles. Como também, estimular aos professores a elaborarem aulas construtivas, fugindo do tradicionalismo com aulas lúdicas, que não exigem complexidade em sua elaboração. Para isso, foi desenvolvido um produto educacional elaborado na perspectiva investigativa, envolvendo uma atividade experimental com análise de conceitos relacionados à Física, especificamente de Dinâmica, em contos e brinquedos. O Produto foi aplicado em seis escolas da rede estadual e uma escola da rede municipal no município de Arapiraca, Alagoas. Nesse estudo, os próprios professores das escolas selecionadas receberam e aplicaram o material em suas turmas do 1º Ano do Ensino Médio e 9º Ano do Ensino Fundamental. Inicialmente, os docentes realizaram um mapeamento dos conhecimentos prévios de seus alunos e, em seguida, trabalharam a sequência didática o qual lhe foi atribuída. Nas turmas do 1º Ano do Ensino Médio, foram aplicadas duas sequências distintas, na primeira usava-se um brinquedo e na segunda um conto. Já nas turmas de 9º Ano, os professores utilizaram apenas uma sequência, que variava entre conto ou brinquedo. Os alunos e professores responderam para cada sequência um pré-teste e um pós-teste. Como veremos a seguir, o uso de brinquedos e contos infantis se mostrou uma excelente ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos trabalhados.
Abstract: This work proposes to teachers of Elementary and Middle School a way of working Dynamic concepts through the use of children's stories and toys. Its purpose is to stimulate students' willingness to learn physics with tools that are easily accessible and part of their daily lives. As well, to stimulate the teachers to elaborate constructive classes, avoiding the traditionalism with ludic classes, that do not require complexity in its elaboration. For this, an educational product elaborated in the research perspective was developed, involving an experimental activity with analysis of concepts related to Physics, specifically Dynamics, in short stories and toys. The product was applied in six schools of the state network and one school of the municipal network in the municipality of Arapiraca, Alagoas. In this study, the teachers of the selected schools themselves received and applied the material in their classes of the 1st Year of High School and 9th Year of Elementary Education. Initially, the teachers mapped the previous knowledge of their students and then worked on the didactic sequence that was assigned to them. In the classes of the 1st Year of High School, two different sequences were applied, in the first one was used a toy and in the second a story. In the 9th grade classes, teachers used only one sequence, which varied between story or toy. The students and teachers answered for each sequence a pre-test and a post-test. As we will see below, the use of children's toys and stories has proved to be an excellent auxiliary tool in the teaching-learning process of the contents worked.
Palavras-chave: Física – Estudo ensino
Brinquedos
Contos infantis
Estratégia de ensino
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Physics - Teaching study
Toys
Children's stories
Teaching strategy
Elementary School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional
Citação: PRAXEDES, Jacqueline Maria de Oliveira. Contos infantis e brinquedos como ferramentas de ensino-aprendizagem de conceitos de dinâmica: uma sequência didática direcionada ao Ensino Fundamental e Médio. 2019. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) – Instituto de Física, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5615
Data do documento: 15-mar-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contos infantis e brinquedos como ferramentas de ensino-aprendizagem de.pdf1.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.