00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5590
Tipo: Dissertação
Título: A trajetória sindical dos trabalhadores da educação em Alagoas
Título(s) alternativo(s): A path of workers union of education in Alagoas
Autor(es): Lira, Jailton de Souza
Primeiro Orientador: Prado, Edna Cristina do
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Josenilton Nunes
metadata.dc.contributor.referee2: Diógenes, Elione Maria Nogueira
Resumo: A presente dissertação registra e analisa a trajetória do movimento sindical em ducação durante o período de ascensão do neoliberalismo em Alagoas. Em termos históricos, a análise percorre os acontecimentos que iniciaram nos anos de 1985 com a redemocratização brasileira até os anos de 2010. A trajetória desses momentos históricos foi reconstituída por meio de documentos oficiais, atas, fotografias, anais de congressos, boletins, jornais e principalmente, entrevistas semi-estruturadas com algumas das personagens que vivenciaram estes fatos. O texto discute algumas questões essenciais concernentes a esta fase política e organizativa dos trabalhadores da educação, distribuídas nas categorias analíticas da valorização profissional, da politização sindical e das estratégias de ação, em que temas como neoliberalismo, movimento sindical, Plano de Cargos e Carreiras, gestão democrática, Pacto pela Educação e matriz curricular puderam ser tratados à luz dessas categorias. Uma questão central apontada pelo presente trabalho analisa a constituição legal do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) enquanto entidade representativa dos servidores públicos em meio ao fortalecimento da ideologia neoliberal e ao desmonte das políticas públicas durante os governos estaduais no período histórico correspondente. Para compreensão do papel e da importância do movimento sindical foram utilizadas, dentre outras, as análises de Antunes (1982; 1986; 1991; 1995; 2008), Boito Jr. (2005; 2009), Bruno (1990), Giannotti (2007) e Vieira (2009). Por outro lado, as discussões sobre a realidade econômica alagoana partiram das reflexões analíticas de Albuquerque (2009), Carvalho (2008; 2009) e Lira (1997; 2007). Já a crítica ao modelo neoliberal foi referendada em algumas reflexões teóricas de Mészáros (2002). Nas considerações finais, foi feito um resgate das hipóteses iniciais formuladas, comparando com a análise dos dados da pesquisa, evidenciando-se a influência do modelo neoliberal e da conjuntura política e econômica sobre os rumos do movimento sindical.
Abstract: The present thesis records and analyzes the trajectory of the union movement in education during the rise of neoliberalism in the state of Alagoas, Brazil. In historical terms, the analysis covers the events between the 1985s with the Brazilian redemocratization and the 2010s. The course of these historical events was reconstructed by means of official documents, reports, photographs, annals of congresses, bulletins, newspapers, and mainly semi-structured interviews with some of the figures who experienced these events. Essential issues are discussed regarding this political and organizational stage of education workers, distributed in the analytical categories of professional appreciation, union politicization and action strategies, in which subjects as neoliberalism, union movement, Career Action Plan, democratic management, Pact for Education, and curriculum were analyzed based on these categories. A central issue provided by the present study analyzes the legal constitution of the Union of Education Workers of Alagoas (Sinteal) as the representative body of civil servants through the strengthening of neoliberal ideology and the failure of public policies throughout the state governments in the corresponding historical period. In order to understand the role and importance of the union movement, analyses of authors such as Antunes (1982; 1986; 1991; 1995; 2008), Boito Jr. (2005; 2009), Bruno (1990), Giannotti (2007) and Vieira (2009) were used. Also, discussions on the economic reality of the state of Alagoas came from analytical reflections by Albuquerque (2009), Carvalho (2008; 2009) and Lira (1997; 2007). In addition, the criticism to the neoliberal model was attested in some theoretical reflections by Mészáros (2002). In the final considerations, the initially formulated hypotheses were reconsidered and compared with the research data analyses, evidencing the influence of the neoliberal model of the political and economic conjunctures concerning the directions of the union movement.
Palavras-chave: Valorização profissional
Estratégias de ação
Politização sindical
Professional appreciation
Action strategies
Union politicization
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: LIRA, Jailton de Souza. A trajetória sindical dos trabalhadores da educação em Alagoas. 197 f. 2019.Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5590
Data do documento: 2-jul-2012
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A trajetória sindical dos trabalhadores da educação em Alagoas (1985-2010).pdf3.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.