Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5559
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Andrea Marques Vanderlei | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5455567894430418 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Medeiros, Mércia Lamenha | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5665487289891813 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Soares, Francisco José Passos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8180329372493397 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bomfim, Ana Marlusia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2659414598724448 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Maria Helena Rosa da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8883763081939775 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-07-25T18:19:36Z | - |
dc.date.available | 2019-07-25 | - |
dc.date.available | 2019-07-25T18:19:36Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Helena Rosa da. Desempenho acadêmico de discentes de medicina nas sessões tutoriais por meio de mapas mentais e conceituais. 2019. 51 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5559 | - |
dc.description.abstract | There are reports of studies about concept and mind maps in the most diverse and at all levels of schooling. Mapping is an instrument of analysis of the educational curriculum, didactic technique, learning resource or mean of assessment. This paper aimed to analyze the final outcomes of mind and concept maps developed during a tutoring workshop used to survey this research. This is a documentary, retrospective, qualitative and descriptive research, which was carried out in tutoring activities (Problem Based Learning – PBL). The interrogative instruments (mind and concept maps) analyzed were built by classes from the first and second semester of 2017 and first semester of 2018. Linear type concept maps were created in the opening of the tutoring sessions, characterized by a better understanding of the matter, followed by a sequential chain of the concepts and sufficient prior knowledge of the morphophysiological bases to build guiding questions, in order to urge the solution of the problem situations. However, after self-directed studies, in the closing sessions, students created connected cycle system maps with an increase in complexity due to the number of hierarchical levels present in these frameworks. In this context, it was possible to perceive that students migrated from mechanical learning (noticeable in linear maps) in the opening to meaningful learning at the closing. Therefore, the concept or mind mapping is an important tool for the tutor to assess the weaknesses and strengths of the discussion in the tutoring groups in the opening and closing of the motivational cases. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Esquema conceitual | pt_BR |
dc.subject | Tutoria | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Desempenho acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Problem-based learning | pt_BR |
dc.subject | Conceptual scheme | pt_BR |
dc.subject | Tutoring | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Academic achievement | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.title | Desempenho acadêmico de discentes de medicina nas sessões tutoriais por meio de mapas mentais e conceituais | pt_BR |
dc.title.alternative | Proficiência em mapas conceituais: uma aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.title.alternative | Academic performance of medical students in tutoring sessions by mind and conceptual map | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Há relatos de estudos com mapas conceituais e mentais nas mais diversas áreas e em todos os níveis de escolaridade. O Mapa é um instrumento de análise do currículo, técnica didática, recurso de aprendizagem ou meio de avaliação. Este trabalho teve como finalidade analisar a produção final dos mapas mentais e conceituais desenvolvidos durante uma oficina de tutoria sendo utilizados para o levantamento desta pesquisa. Trata-se de uma pesquisa documental, retrospectiva, qualitativa e descritiva, a qual foi realizada nas atividades de tutorias Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Os instrumentos interrogativos (mapas mentais e conceituais) analisados, foram construídos pelas turmas do primeiro e segundo semestre de 2017 e primeiro semestre de 2018. Os mapas conceituais quando montados nas aberturas das sessões tutoriais eram do tipo linear caracterizados pelo aumento do domínio no tema, com encadeamento sequencial de conceitos e conhecimento prévio suficiente sobre as bases morfofisiológicas para construir as perguntas norteadoras que impulsionavam a solução das situações-problema. Contudo, após os estudos autodirigidos, os mapas conceituais construídos coletivamente durante as sessões de fechamento eram do tipo rede (cíclico) e possuíam aumento de complexidade verificado pelo número de níveis hierárquicos presentes nessas estruturas. Neste contexto, foi possível perceber que os discentes migraram da Aprendizagem Mecânica (perceptível nos mapas lineares), na abertura, para a Aprendizagem Significativa, no fechamento. Portanto, mapas conceituais ou mentais são ferramentas importantes para o tutor avaliar as fragilidades e fortalezas da discussão dos grupos tutoriais nas aberturas e fechamentos dos casos motivadores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Desempenho acadêmico de discentes de medicina nas sessões tutoriais por meio de mapas mentais e conceituais.pdf | Desempenho acadêmico de discentes de medicina nas sessões tutoriais por meio de mapas mentais e conceituais | 24.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.