06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5557
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Jonhatan Magno Norte da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2512973251352782pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Alline Thamyres Claudino da-
dc.contributor.referee2Dantas, David Anderson Cardoso-
dc.creatorSantos, João Vítor de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-07-25T16:23:39Z-
dc.date.available2019-07-25-
dc.date.available2019-07-25T16:23:39Z-
dc.date.issued2019-07-12-
dc.identifier.citationSANTOS, João Vítor de Oliveira. Análise espacial dos acidentes de trânsito nas rodovias federais do Estado de Alagoas. 2019. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5557-
dc.description.abstractBrazil is framed among the countries with the highest mortality rates related to traffic accidents. Alagoas, in turn, got significant increases in its fleets in recent years, and with this, the problems generated in traffic have intensified. Therefore, this work aims to perform a spatial analysis of the federal highways of the state of Alagoas to identify critical municipalities where traffic accidents occur. From a cross-sectional study with reference records between the years 2014 to 2018 and through an exploratory analysis of spatial data and geo-referencing (Geographic Information Systems), we used coropléticos maps and the Moran index (I), with the level of significance of 5%, to observe and associate factors of total accidents, causes, phase of the day and severity of accidents. The most significant univariate spatial autocorrelation were total accidents (I=0.345), lack of attention and safety distance (I=0.339), dangerous overtaking (I=0.336), slippery lane (I=0.270), ingestion of alcoholic beverages and psychoactive substances (I=0.268), disobedience to traffic regulations (I=0.259), full night (I=0.338) and severe injuries (I=0.300). For the most significant bivariate spatial autocorrelation, it indicated a dangerous overtaking in the middle of the night (I=0.359) and with severe injuries (I=0.336). For georeferencing, the maps showed a high incidence in BR-101, BR-104 and BR-316. Therefore, it is concluded that the northeastern region of the state of Alagoas, with Pilar and Rio Largo, being the regions and places critical of traffic accidents, respectively.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Engenharia da Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectAnálise espacialpt_BR
dc.subjectSistemas de Informações Geográficaspt_BR
dc.subjectRodovias Federaispt_BR
dc.subjectAlagoas - Brasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONALpt_BR
dc.titleAnálise espacial dos acidentes de trânsito nas rodovias federais do Estado de Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO Brasil está enquadrado entre os países que possuem as maiores taxas de mortalidade relacionadas aos acidentes de trânsito. Alagoas, por sua vez, obteve aumentos significativos em suas frotas nos últimos anos, e com isso, os problemas gerados no tráfego acabaram se intensificando. Logo, este trabalho tem como objetivo realizar uma análise espacial das rodovias federais do estado de Alagoas para identificar os municípios críticos onde ocorrem os acidentes de trânsito. A partir de um estudo transversal com registros referentes entre os anos de 2014 à 2018 e por meio de uma análise exploratória de dados espaciais e georreferenciamento (Sistemas de Informações Geográficas), foi utilizado mapas coropléticos e o índice de Moran (I), com o nível de significância de 5%, para observar e associar fatores de acidentes totais, causas, fase do dia e gravidade dos acidentes. Os fatores que apresentaram autocorrelação espacial univariada mais significante foram acidentes totais (I=0,345), falta de atenção e guardar distância de segurança (I=0,339), ultrapassagem perigosa (I=0,336), pista escorregadia (I=0,270), ingestão de bebida alcoólica e substâncias psicoativas (I=0,268), desobediência às normas de trânsito (I=0,259), plena noite (I=0,338) e feridos graves (I=0,300). Já para a autocorrelação espacial bivariada mais significante, indicou ultrapassagem perigosa em plena noite (I=0,359) e com feridos graves (I=0,336). Para o georreferenciamento, os mapas acusaram uma alta incidência nas BR-101, BR-104 e BR-316. Portanto, conclui-se que a região nordeste do estado de Alagoas, com Pilar e Rio Largo, sendo as regiões e locais críticos de acidentes de trânsito, respectivamente.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise espacial dos acidentes de trânsito nas rodovias federais do Estado de Alagoas.pdf3.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.