00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5540
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Andrea da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5247883444384172pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Raquel La Corte dos-
dc.contributor.referee2Gomes, Luiz Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9782711247133672pt_BR
dc.creatorBasilio, Sandro de Lima-
dc.date.accessioned2019-07-24T18:08:33Z-
dc.date.available2019-05-28-
dc.date.available2019-07-24T18:08:33Z-
dc.date.issued2019-03-28-
dc.identifier.citationBASÍLIO, Sandro de Lima. O jornal digital e outras práticas letradas: uma proposta de multiletramento no 6º. ano do Ensino fundamental. 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - PROFLETRAS) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Letras e em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5540-
dc.description.abstractThis research discusses pedagogical practices that link the contents of Portuguese Language to the social context of students of the 6th grade of Elementary School in a public school located in Maceió. Aimed at multimodal aspects, this proposal of literacy presents as research problems the traditional teaching methodology and the need for literate practices that, based on the social conception of literacy, can bring the students closer to the language, choosing contents for work with reading and writing in the classroom closer to their reality. Taking into account these problems, the proposal intends to answer the following questions: Should a change in the conception of literacy as a support for the revision of pedagogical practice contribute to a more meaningful contact with writing? What contributions can the introduction of work with multimodality and digital technology bring to the students' written output? How to stimulate a discussion in the school involving the social context of the neighborhood? The main objective of the applied pedagogical proposal is to work the digital culture and other literate activities in the classroom to amplify the practices of literacy and to promote social interaction of the students. This work has as theoretical-methodological approach ethnography in the school context and studies of literacy in its social and political dimension, as proposed by Street (2014). The image studies according to Barthes (1977), Kress and Van Leewen (2006), Gomes (2015), and multiliteracies Rojo (2012). With the results, it was possible to observe that the different types of written texts, the videos, photos and audios captured by the students through cell phones and published in a blog collaborate with a perception of the social problems of the neighborhood, besides contributing with a change of practice pedagogical teaching. The results also point to an excellent mastery of students to multimodal pedagogical resources.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEtnologiapt_BR
dc.subjectJornal eletrônicopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectLetramento - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectEthnologypt_BR
dc.subjectDigital newspaperpt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.subjectPrimary schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleO jornal digital e outras práticas letradas : uma proposta de multiletramento no 6º. ano do Ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe digital newspaper and other literate practices: a proposal of multiletramento in the 6th. Year of Elementary Educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa discute práticas pedagógicas que vinculem os conteúdos de Língua Portuguesa ao contexto social dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada em Maceió. Voltada para aspectos multimodais, esta proposta de letramento apresenta como problemas de pesquisa a metodologia docente tradicional e a necessidade de práticas letradas que possam, tendo por base a concepção social do letramento, aproximar os alunos da língua, escolhendo conteúdos para trabalho com leitura e escrita em sala de aula mais próximos de sua realidade. Levando em consideração esses problemas, a proposta pretende responder às seguintes perguntas: uma mudança de concepção de letramento como suporte para revisão da prática pedagógica pode contribuir para um contato mais significativo com a escrita? Quais as contribuições que a introdução do trabalho com a multimodalidade e com a tecnologia digital podem trazer para a produção escrita dos alunos? Como estimular uma discussão na escola envolvendo o contexto social do bairro? O objetivo principal da proposta pedagógica aplicada é trabalhar a cultura digital e outras atividades letradas na sala de aula para ampliar as práticas de letramento e promover interação social dos estudantes. Este trabalho tem como abordagem teórico-metodológica a etnografia no contexto escolar e os estudos do letramento em sua dimensão social e política, tal como propõe Street (2014). Os estudos da imagem conforme Barthes (1977), Kress e Van Leewen (2006), Gomes (2015), e multiletramentos Rojo (2012). Com os resultados, foi possível observar que os diversos tipos de textos escritos, os vídeos, fotos e áudios captados pelos alunos através dos celulares e publicados em um blog colaboram com uma percepção dos problemas sociais do bairro, além de contribuir com uma mudança de prática pedagógica docente. Os resultados também apontam para um excelente domínio dos estudantes aos recursos pedagógicos multimodais.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.