00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5533
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pizzi, Laura Cristina Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5495814740484322pt_BR
dc.contributor.referee1Limeira, Ana Cristina Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8492241199102646pt_BR
dc.contributor.referee2Fumes, Neiza de Lourdes Frederico-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8834824295660511pt_BR
dc.contributor.referee3Franzoi, Naira Lisboa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0145232575606314pt_BR
dc.contributor.referee4Araújo, Isabela Rosália lima de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8940468348229746pt_BR
dc.creatorRosário, Elaine de Holanda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7114392806083044pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-23T17:19:38Z-
dc.date.available2019-05-24-
dc.date.available2019-07-23T17:19:38Z-
dc.date.issued2019-02-20-
dc.identifier.citationROSÁRIO, Elaine de Holanda. O estilo profissional docente: a interferência do IDEB na atividade de duas professoras em Maceió- AL. 2019. 194 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5533-
dc.description.abstractThis research had as objective to investigate the possible influences of the Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) (Basic Education Development Index) in the professional style of two teachers of the initial years of Elementary School of the public school system of Maceió (Alagoas estate). The reflections were made from Vygotsky and his categories of analysis – mediation, activity, consciousness and thought and language – and the Clinic of the Activity of Yves Clot and his categories of analysis – Real Activity and Actual Activity, Gender and Style and Power of acting. We have as context two public elementary schools of the public school system of Maceió: one with IDEB considered high and another with IDEB considered low. This study is qualitative in nature; the techniques used were: interviews of life stories, observation sessions, filming and simple self-confronts. This research seeks to highlight the different aspects of the activity of each teacher, besides highlighting the peculiarities of the different school contexts, trying to evaluate to what extent they are important for the divergent results in the IDEB. The analyzes indicate that the teacher who works in the school with high IDEB seeks to adapt her professional style to the IDEB. She considers the positive index as a quality reference for her work. The teacher who works in the school with low IDEB does not directly develop her professional style having the IDEB as a reference and, despite criticizing the index as a criterion of quality of education, she is obliged to apply it.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividades docentept_BR
dc.subjectProfessores de Ensino fundamental – Método de ensinopt_BR
dc.subjectÍndice de desenvolvimento da educação básicapt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEscolas públicas – Alagoaspt_BR
dc.subjectTeaching activitiespt_BR
dc.subjectTeachers of Elementary School - Method of teachingpt_BR
dc.subjectIndex of development of basic educationpt_BR
dc.subjectEducational evaluationpt_BR
dc.subjectPublic Schools - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO estilo profissional docente: a interferência do IDEB na atividade de duas professoras em Maceió- ALpt_BR
dc.title.alternativeThe professional teaching style: the interference of the IDEB in the activity of two teachers in Maceió- ALpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve o objetivo de investigar quais as possíveis influências do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no estilo profissional de duas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de Maceió – AL. As reflexões foram realizadas a partir de Vigotski e suas categorias de análise – mediação, atividade, consciência e pensamento e linguagem – e da Clínica da Atividade de Yves Clot e suas categorias de análise – Atividade Real e Real da Atividade, Gênero e Estilo e Poder de Agir. Temos como contexto duas escolas públicas de Ensino Fundamental da rede municipal de Maceió – AL: uma com IDEB considerado alto e outra com IDEB considerado baixo. Este estudo é de natureza qualitativa; as técnicas utilizadas foram: entrevistas de histórias de vida das docentes participantes da pesquisa, sessões de observações, filmagens e autoconfrontações simples. Esta pesquisa busca destacar os variados aspectos da atividade de cada docente, além de ressaltar as peculiaridades dos diferentes contextos escolares, buscando avaliar em que medida se revelam importantes para os resultados discrepantes no IDEB. As análises apontam que a professora que atua na escola com alto IDEB busca adequar seu estilo profissional ao IDEB. Ela considera o índice positivo como referência de qualidade do seu trabalho. A professora que atua na escola com baixo IDEB não desenvolve diretamente seu estilo profissional tendo o IDEB como referência e, apesar de criticar o índice enquanto critério medidor de qualidade da educação, vê-se na obrigação de aplicá-lo.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O estilo profissional docente: a interferência do IDEB na atividade de duas professoras em Maceió- AL.pdf2.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.