00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Marcas do saber em narrativas autobiográficas de professoras em formação
Título(s) alternativo(s): Brands of knowledge in autobiographic narratives of teachers in training
Autor(es): Barbosa, Wilton Carneiro
Primeiro Orientador: Lopes, Adna de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Marinaide Lima de Queiroz
metadata.dc.contributor.referee2: Ifa, Sérgio
Resumo: A pesquisa trata da discussão em torno de narrativas autobiográficas, problematizadas através das marcas do saber presentes em relatos de professoras, quando escrevem sobre sua trajetória de vida, de escolarização e de formação, bem como sobre sua experiência como docente. A investigação tem como objetivos compreender as marcas dos saberes em narrativas autobiográficas de professoras em formação, procurando entender as dimensões pessoais e profissionais presentes em seus relatos; busco, também, identificar saberes e compreender se é possível construí-los em sua prática pedagógica e, ainda, entender se há potencialidade formadora nas narrativas autobiográficas dessas docentes. A pesquisa foi feita com três professoras em formação, do curso de Pedagogia da Faculdade Pio Décimo, em Canindé do São Francisco, localizado no sertão de Sergipe. De natureza qualitativa e abordagem experiencial, a pesquisa se ampara no Método Biográfico, cuja objeto de estudo é o indivíduo em sua singularidade. Como técnicas metodológicas, fiz uso de narrativas escritas produzidas pelas professoras, entrevista narrativa e diário de pesquisa, com ênfase na entrevista narrativa, dispositivo de produção e análise de dados, idealizado por Fritz Schütze (2011). Tomei como categorias para a análise das falas das entrevistadas a classificação apresentada por Tardif (2014), que afirma que os saberes dos professores são: a) temporais; b) plurais e heterogêneos; c) personalizados e situados e; d) carregam as marcas do humano como objeto de trabalho. Como aporte teórico, trouxe à discussão os estudos de Souza (2007, 2008, 2011) sobre narrativas autobiográficas e histórias de vida; Tardif (2000, 2014) sobre saberes docentes; Josso (2004), sobre a relação experiências e formação; Nóvoa (1995), sobre a profissão docente, dentre outros. Os resultados apontam que as narrativas produzidas pelas professoras em formação estão permeadas de saberes decorrentes de suas trajetórias de vida, de escolarização e de formação. Mostram que saberes pessoais e profissionais são identificados na prática pedagógica e que saberes experienciais são construídos no fazer docente.
Abstract: The research deals with the discussion around autobiographical narratives, problematized through the marks of knowledge present in reports of teachers, when they write about their life trajectory, of schooling and formation, as well as about their experience as a teacher. The research aims to understand the marks of knowledge in autobiographical narratives of teachers in formation, trying to understand the personal and professional dimensions present in their stories; I also seek to identify knowledge and to understand if it is possible to construct them in their pedagogical practice and also to understand if there is a formative potential in the autobiographical narratives of these teachers. The research was done with three teachers in formation, of the Pedagogy course of the Pio Tenth College, in Canindé do São Francisco, located in the sertão of Sergipe. Of qualitative nature and experiential approach, the research is supported in the Biographical Method, whose object of study is the individual in its singularity. As methodological techniques, I used written narratives produced by the teachers, narrative interview and research journal, with emphasis on narrative interview, production device and data analysis, idealized by Fritz Schütze (2011). I took the categories presented by Tardif (2014) as categories for the analysis of the interviewees 'speeches, which affirm that the teachers' knowledge is: a) temporal; b) plural and heterogeneous; c) customized and located; d) carry the marks of the human as object of work. As a theoretical contribution, he brought to the discussion the studies of Souza (2007, 2008, 2011) on autobiographical narratives and life stories; Tardif (2000, 2014) on teacher knowledge; Josso (2004), on the relationship experiences and training; Nóvoa (1995), on the teaching profession, among others. The results show that the narratives produced by the teachers in formation are permeated by knowledge derived from their life trajectories, schooling and training. They show that personal and professional knowledge are identified in pedagogical practice and that experiential knowledge is built in the teaching profession.
Palavras-chave: Narrativas
Saberes
Professoras - Histórias de vida
Professoras - Formação
Narratives
Knowledge
Teachers - Life Stories
Teachers - Formation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BARBOSA, Wilton Carneiro. Marcas do saber em narrativas autobiográficas de professoras em formação. 2019. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5484
Data do documento: 22-ago-2018
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