00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5459
Tipo: Dissertação
Título: Estudo da associação entre desenvolvimento infantil e incapacidade ligada a transtorno mental materno
Título(s) alternativo(s): Association study of child development and disability linked to maternal mental disorder
Autor(es): Rodrigues, Sofia Kelly Cavalcante
Primeiro Orientador: Miranda, Cláudio Torres de
metadata.dc.contributor.referee1: Wyszomirska, Rozangela Maria de Almeida Fernandes
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Almira Alves dos
metadata.dc.contributor.referee3: Teixeira, Geraldo Magella
Resumo: Durante a primeira infância os vínculos familiares, principalmente com a mãe são fundamentais ao desenvolvimento da criança. Um dos fatores de risco para o desenvolvimento infantil adequado é o comprometimento da saúde mental materna. A hipótese deste estudo é que exista associação entre o desenvolvimento da criança e a incapacidade resultante de Transtornos Mentais Comuns (TMC). Foi um estudo do tipo transversal em que os participantes foram crianças de 2 a 6 anos de idade matriculados em duas creches e suas respectivas mães. As duas creches estão localizadas no 7ºdistrito da cidade de Maceió, Alagoas. As crianças tiveram seu desenvolvimento avaliado pelo Denver II em suas dimensões pessoal social e de linguagem e as mães tiveram sua saúde mental avaliada pelo SRQ-20 e a incapacidade associada pelo SDS. Além disso, foi aplicado questionário de variáveis sócio-demográficas e fatores de risco selecionados. A percentagem de TMC nas mães avaliadas foi alta (23,9%), a percentagem do atraso no desenvolvimento infantil encontrado nas creches avaliadas também foi considerável (pessoal social 26,8% e linguagem 52,1%), mas não estavam relacionadas entre si. Não houve associação entre atraso no desenvolvimento pessoal social e da linguagem com incapacidade materna associada ao TMC (p= 0,99 e p= 0,57 respectivamente). A regressão logística mostrou associação significativa entre atraso no desenvolvimento pessoal social e “idade da criança” (OR = 8,07; IC 95% = 2,49 - 26,12). Com relação ao atraso no desenvolvimento da linguagem as associações significativas foram com as variáveis “numero de filhos” (OR= 4,58 IC 95% = 1,03- 20,27) e “idade da mãe” (OR = 2,47 IC 95% = 0,87- 6,96). Estes resultados inferem uma alta percentagem de atraso no desenvolvimento pessoal social e da linguagem na amostra das crianças que frequentavam as creches. É sugerida a realização de outros estudos para confirmar a existência desta percentagem de atraso no desenvolvimento infantil que pode ter repercussões importantes na vida destas pessoas.
Abstract: During early childhood the family ties, mainly with their mothers are essential to the development of the child. One of the risk factors for child development is the impairment of maternal adequate mental health. Our hypothesis is that there is na association between child development and disability from common mental disorders (CMD). Cross-sectional study in which participants were children aged 2 to 6 years of age enrolled in two day care centers and their mothers. The two nurseries are located in the 7th district of the city of Maceió, Alagoas. The children had their development assessed by the Denver II in their personal - social and language dimensions of and the mothers had their mental health assessed by the SRQ-20 and disability associated with the SDS. In addition, a questionnaire was applied for evaluation of the socio-demographic variables and selected risk factors. The percentage of mothers with CMD was high (23.9%), and the percentage of delay in child development was also high (personal social 26.8% and language 52.1%), but there was no statistical association. There was no association between delays in social and personal development as well as development of language with disability associated with maternal CMD (p = 0.99 and p = 0.57 respectively). Logistic regression showed a significant association between delay in social and personal development "age of the child" (OR = 8.07, 95% CI = 2.49 to 26.12). With regard to the delay in language development were significant associations with the variables "number of children" (OR = 4.58 95% CI = 1.03 to 20.27) and "maternal age" (OR = 2.47 95% CI = 0.87 to 6.96). These results infer a percentage of delay in the social personal development and of language in the sample of children attending the daycare. It is suggested to carry out further studies to prove the existence of this high percentage of delay children developmental that may have important implications in the lives of these people.
Palavras-chave: Saúde mental
Desenvolvimento infantil
Saúde mental materna
Transtornos mentais comuns
Classe social
Development
Child
Mental Health
Mother
Disability
Social Class
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::EPIDEMIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Citação: RODRIGUES, Sofia Kelly Cavalcante. Estudo da associação entre desenvolvimento infantil e incapacidade ligada a transtorno mental materno. 2019. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5459
Data do documento: 19-dez-2011
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