00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Tese
Título: MOOC gamificados: proposta de design pedagógico para cursos online
Título(s) alternativo(s): MOOC GAMIFIED: pedagogical design proposal for online courses
Autor(es): Silva, Guilmer Brito
Primeiro Orientador: Mercado, Luís Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee3: Alves, Lynn Rosalina Gama
metadata.dc.contributor.referee4: Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro
Resumo: O MOOC se apresenta como uma ferramenta valiosa na educação não formal, nas áreas de formação continuada e educação aberta, contribuindo para a democratização, estruturação e disseminação de informações, bem como favorecendo a aprendizagem. É nessa perspectiva que este estudo se desenvolve, defendendo a aplicação e as potencialidades dos MOOC. A construção de MOOC utilizando a gamificação favorece e aprendizagem, por meio de um ambiente desafiador, motivante e com a possibilidade de um maior engajamento dos participantes, colaborando com uma maior interação dos alunos com os materiais didáticos e atividades do curso. A gamificação é um tema que envolve o uso de elementos, técnicas e design de jogos em situações de não jogos, em vários campos de aplicação. Este estudo visa refletir sobre os procedimentos envolvidos na concepção e desenvolvimento de cursos MOOC utilizando a gamificação. Daí surge o problema da pesquisa: quais os referenciais e os elementos necessários para a construção de cursos MOOC utilizando a gamificação? Este estudo tem como objetivo investigar referenciais norteadores para o design pedagógico de cursos online abertos e massivos, utilizando a gamificação como forma de engajar e motivar os participantes desses cursos. A tese defendida é que a construção de MOOC utilizando a gamificação favorece e aprendizagem, por meio de um ambiente desafiador, motivante e com a possibilidade de um maior engajamento dos participantes. Para isso, foram identificados as características epistemológicas e o referencial pedagógico utilizados nos principais MOOC, baseado na sua relevância em número de usuários e instituições de ensino que os ofertam. Também foi realizado um levantamento epistemológico sobre a temática da gamificação, em que se buscou identificar os elementos necessários para a aplicação da gamificação e estudar os fatores que são importantes para o seu êxito em cursos MOOC. Realizou-se uma observação participante nas plataformas EDX, Coursera, Miríada-X. Para a análise dos dados, utilizou-se a metodologia da Teoria Fundamentada. A partir dessas análises e avaliações, foram elaborados referenciais para a construção do design pedagógico de um MOOC gamificado. Foi construído e ofertado um curso MOOC para o ensino de língua estrangeira (espanhol) para validação da proposta de design pedagógico. Após a realização do curso, concluiu-se que as aplicabilidades e potencialidades da gamificação são importantes para melhorar algumas fragilidades e especificidades de cursos MOOC.
Abstract: The MOOC presents itself as a valuable tool in non-formal education in the areas of continuing education and open education, contributing to the democratization, structuring and dissemination of information, favoring learning, and it is from this perspective that this study develops and advocates the application and capabilities of MOOC. The construction of MOOC using gamification favors and learning, through a challenging and motivating environment and with the possibility of a greater engagement of the participants, collaborating with a greater interaction of the students with the didactic materials and activities of the course. Gamification is a theme that involves the use of elements, techniques and design of games in non-game situations, in various fields of application. This study aims to reflect on the procedures involved in the design and development of MOOC courses using gamification. Hence the research problem: What are the references and elements necessary for the construction of MOOC courses using gamification? This study aims to develop guidelines for the pedagogical design of Massive Open Online Course (MOOC), using gamification as a way of engaging and motivating the participants of these courses. For this, the epistemological and pedagogical referential characteristics used in the main MOOC were identified, based on their relevance in the number of users and teaching institutions that offer them. An epistemological survey was also carried out on the topic of gamification, where it was sought to identify the elements necessary for the application of gamification and to study the factors that are important for its success in MOOC courses. A participant observation was made on the platforms EDX, Coursera, Miríada-X. And for the analysis of the data was used the methodology of the Grounded Theory. Based on these analyzes and evaluations, the frameworks for the construction of the pedagogical design of a crowded MOOC were elaborated. A MOOC course for the teaching of foreign languages (Spanish) was built and offered to validate the pedagogical design proposal. After completing the course, it was concluded that the applicabilities and potentialities of the gamification are important to improve some weaknesses and specificities of MOOC courses.
Palavras-chave: Mooc
Gamificação
Design pedagógico
Ensino a distância
Inovações tecnológicas
Gamification
Pedagogical design
Distance learning
Technological innovations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Guilmer Brito. MOOC gamificados: proposta de design pedagógico para cursos online. 2019.151 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5437
Data do documento: 22-mai-2019
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