00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CECA - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CECA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5425
Tipo: Dissertação
Título: Caracterização morfométrica de ovinos da raça bergamácia brasileira.
Título(s) alternativo(s): Morphometric characterization of Brazilian bergamac sheep.
Autor(es): Santos, Lays Thayse Alves dos
Primeiro Orientador: Fraga, Angelina Bossi
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Chiara Rodrigues de Amorim
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Tania Marta Carvalho dos
Resumo: A caracterização fenotípica de um grupo racial é imprescindível para o melhoramento e conservação dos recursos genéticos. O presente estudo objetiva caracterizar fenotipicamente ovinos da raça Bergamácia Brasileira. Para a caracterização morfométrica foram avaliadas 15 variáveis de natureza quantitativa: Altura de Cernelha (AC), Altura de Garupa (AG), Circunferência da Canela (CCa), Circunferência Torácica (CT), Comprimento da Cabeça (CCb), Comprimento do Chanfro (CCh), Comprimento Corporal (CC), Largura da Cabeça (LC), Largura da Garupa (LG), Largura da Orelha (LO), Largura do Peito (LP), Longitude da Garupa (LoG), Profundidade do tórax (Ptx), Altura do tórax (Atx), Tamanho da Orelha (TO). Além disso, foram também avaliados seis índices zootécnicos: índice corporal (ICo), índice corporal relativo (ICR), índice de relação do perímetro torácico (IRPT), índice cefálico (ICef), índice metacarpo-torácico (IMT), e índice pélvico-transverso (IPT). Uma análise descritiva foi realizada para todas as características e, para as análises estatísticas, foram empregadas análises de componentes principais. Segundo os resultados dos índices zootécnicos, os animais foram classificados como dolicocéfalos, além de apresentarem pernas, tórax e esqueleto bem desenvolvidos. Com relação ao ICo foram identificados dois grupos, brevilíneos e mediolíneos. O resultado conjunto dos índices corporais demonstrou a aptidão da raça avaliada para carne e leite. Os dois primeiros componentes principais foram responsáveis por 88,70% da variação total dos dados de medidas corporais. O primeiro e o segundo CP explicaram respectivamente, 79,57 e 9,13% dessa variação. Em geral, as características e índices corporais mostraram que os animais avaliados estão condizentes com o padrão oficial da raça Bergamácia Brasileira.
Palavras-chave: Ovis aries
Ovinos - Morfometria
Ovinos - Caracterização fenotípica
Sheep - Morphometry
Sheep - Phenotypic characterization
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA::PRODUCAO ANIMAL::MANEJO DE ANIMAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Zootecnia
Citação: SANTOS, Lays Thayse Alves dos. Caracterização morfométrica de ovinos de raça Bergamácia Brasileira. 2019. 78 f. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) – Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Universidade Federal de Alagoas, Rio Largo, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5425
Data do documento: 11-mar-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CECA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caracterização morfométrica de ovinos da raça bergamácia brasileira.pdf1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.