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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5411
Tipo: | Dissertação |
Título: | Didática da leitura na educação de jovens e adultos: mediação nas/das práticas curriculares |
Título(s) alternativo(s): | Didactics of reading in youth and adult education: mediation in the curricular practices |
Autor(es): | Silva, Monyque Kelly Moura |
Primeiro Orientador: | Santos, Adriana Cavalcanti dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou analisar a didática da leitura na Educação de Jovens e Adultos entendendo como acontecem os processos de mediação autor-texto-leitor nas/das práticas curriculares. Nesse contexto, problematizou: Como se materializa a mediação didática de ensino da leitura na 3ª fase da EJA, promovendo ou não a interação autor-texto-leitor? Como aporte teórico, a pesquisa fundamentou-se em Bakhtin (2004); Barzotto (1999); BortoniRicardo (2004, 2012); Candau (1988, 2013); Cavalcante (2008); Colomer e Camps (2002); Freire (1979, 1981, 1989, 1996); Freitas (2012); Geraldi (1999, 2010, 2013); Libâneo (2013); Luckesi (2013); Marcuschi (1999, 2003, 2008); Rays (2013); Santos, Souza e Moraes (2017); Santos (2014, 2017, 2018); Vigotsky (2001); entre outros. Metodologicamente, é de natureza qualitativa (FLICK, 2009), do tipo estudo de caso (YIN, 2010). Com base nos princípios desta abordagem, vivenciamos as etapas: pesquisa bibliográfica, observações das aulas de leitura, realização de entrevistas semiestruturadas, e análise e discussão dos dados. Os resultados da investigação apontaram que a professora investigada, nas aulas de leitura, tentava mediar o diálogo autor-texto-leitor, mas apresentava dificuldade para conduzir a mediação dos saberes inferidos pelos alunos a partir do texto lido no sentido de conduzi-los ao diálogo com o texto. Assim, em muitos contextos de aula de leitura, a professora restringiu-se a mediação da reflexão sobre os sentidos produzidos na superficialidade do texto, ou a identificação de respostas prontas. Os resultados mostram ainda que a escolha do gênero textual foi, de certo modo, determinante na adoção de uma mediação didática da leitura mais tradicional ou mais sociointeracionista. |
Abstract: | This research aimed to analyze the didactics of reading in the Young and Adult Education, understanding how the processes of author-text-reader mediation happen in the/of curricular practices. In this context, it problematized: How does the didactic mediation of reading teaching materialize on the third phase of YAE, promoting or not the author-text-reader interaction? As a theoretical contribution, the research was based on Bakhtin (2004); Barzotto (1999); Bortoni-Ricardo (2004, 2012); Candau (1988, 2013); Cavalcante (2008); Colomer and Camps (2002); Freire (1979, 1981, 1989, 1996); Freitas (2012); Geraldi (1999, 2010, 2013); Libanean (2013); Luckesi (2013); Marcuschi (1999, 2003, 2008); Rays (2013); Santos, Souza and Moraes (2017); Santos (2014, 2017, 2018); Vigotsky (2001); among others. Methodologically, it is qualitative in it nature (FLICK, 2009), of the case study type (YIN, 2010). Based on the principles of this approach, we experienced the steps: bibliographic research, observation of the reading classes, we done semi-structured interviews, and data analysis and discussion. The results of the investigation indicated that the teacher that was investigated, in reading classes, she tried to mediate the author-text-reader dialogue, but she presented difficult in mediating the knowledge inferred by the students from the text read in order to lead them to dialogue with the text. Thus, in many reading-class contexts, the teacher has restricted the mediation of reflection on the senses produced in the superficiality of the text, or the identification of ready-made answers. The results also show that the choice of the textual genre it was, somehow, determinant in the adoption of a didactic mediation of the more traditional or more socio-interactionist reading. |
Palavras-chave: | Leitura – Estudo e ensino Didática Educação de jovens e adultos Reading - Study and teaching Didactics Youth and adult education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SILVA, Monyque Kelly Moura. Didática da leitura na educação de jovens e adultos: mediação nas/das práticas curriculares. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5411 |
Data do documento: | 30-jan-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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