00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: Gêneros multimodais e práticas de letramento em livros didáticos de língua portuguesa
Título(s) alternativo(s): Multimodal genres and literacy practices in Portuguese language textbooks
Autor(es): Santos, Manuel Álvaro Soares dos
Primeiro Orientador: Santos, Lúcia de Fátima
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa
metadata.dc.contributor.referee2: Zozzoli, Rita Maria Diniz
Resumo: A emergência das tecnologias digitais, especificamente o computador e os smartphones, no final do século XX, modificou e dinamizou o modo como nos relacionamos com as práticas de letramento (SOARES, 2002). Assim, se antes as nossas produções discursivas estavam pautadas no logocentrismo, isto é, o foco na palavra escrita, hoje, nossas produções têm a possibilidade de integrar à sua estrutura composicional outros modos semióticos como imagens, cores, sons, espaçamentos de leiaute, movimentos, etc, o que implica na construção de novas práticas de letramento, focalizando com isso a heterogeneidade dos novos usos viabilizados pelas tecnologias digitais e da multiplicidade de objetivos agora possíveis nesse novo cenário. Conforme Kress (2003) defende, precisamos construir um poder semiótico capaz de orquestrar a multimodalidade constitutiva das novas práticas de leitura e escrita, tendo em vista que para a agência social precisaremos tanto ler quanto produzir textos multimodais nas diferentes esferas de participação social. Diante disto, Santaella (2003, 2007) postula que a Cibercultura inaugurou um novo modo de nos relacionarmos com a linguagem, pois os processos de mixagem de linguagens se tornam cada vez mais constantes. Desse modo, nossa pesquisa de mestrado tem por objetivo compreender o modo como a multimodalidade é concebida nas propostas de atividade dos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio, tendo como corpus duas coleções aprovadas no PNLD de 2018, a saber, as coleções Novas Palavras e Ser Protagonista. Nossas questões de pesquisa, em certa medida, são desdobramentos do nosso objetivo geral que tendo como foco a multimodalidade nos LDP buscam compreender: (A) quais os reflexos e as refrações da concepção de linguagem e multimodalidade dos documentos oficiais, PCNEM, PCN+ e OCEM, nos LDP; (B) como a multimodalidade é concebida através dos critérios avaliativos do PNLD; e (C) como as propostas de escrita e leitura apresentadas nos LDP representam a concepção de letramento com práticas sociais. Em nossas análises, poderemos perceber um descompasso entre o que os documentos oficiais parametrizam sobre a multimodalidade, entre o que PNLD defende e entre o modo como os LDP concebem a multimodalidade em suas propostas de atividade. Algumas propostas de atividades, embora apresentem em sua composição textual diversos modos semióticos, não conseguem articulá-los em práticas de letramento. Para esta pesquisa a perspectiva metodológica adotada é qualitativa de base documental, visto a natureza do nosso corpus de análise (MOITA-LOPES, 2013; FLICK, 2009).
Abstract: The emergence of digital technologies, specifically the computer and smartphones, at the end of the twentieth century, changed and streamlined the way we relate to literacy practices (SOARES, 2002). So, if before our discursive productions were based on logocentrism, that is, the focus on the written word, today, our productions have the possibility of integrating to their compositional structure other semiotic modes such as images, colors, sounds, Layout spacings, movements, etc., which implies the construction of new literacy practices, focusing on the heterogeneity of new uses enabled by digital technologies and the multiplicity of goals now possible in this new Scenario. According to Kress (2003) defends, we need to build a semiotic power capable of orchestrating the multimodality constitutive of the new practices of reading and writing, considering that for the social agency we will need both read and produce multimodal texts In the different spheres of social participation. In view of this, Santaella (2003, 2007) postulates that Cyberculture has inaugurated a new way of relating to language, because the processes of mixing languages become increasingly constant. Thus, our Master's research aims to understand the way multimodality is conceived in the proposals for the activity of the textbooks of Portuguese language of high school, having as corpus two collections approved in the pnld of 2018, namely, the New words and protagonist collections. Our research issues, to a certain extent, are the consequences of our general objective, which focuses on multimodality in LDP and seeks to understand: (a) What are the reflections and refractions of the conception of language and multimodality of official documents, PCNEM, PCN+ and OCEM, in LDP; (B) How multimodality is conceived through the evaluative criteria of the PNLD; and (C) how the writing and reading proposals presented in the LDP represent the conception of literacy with social practices. In Our analysis, we can perceive a mismatch between what the official documents parameterize about multimodality, between what PNLD defends and between the way LDP conceive multimodality in its activity proposals. Some proposals for activities, although present in its textual composition several semiotic modes, cannot articulate them in literacy practices. For this research, the methodological perspective adopted is a qualitative documentary basis, considering the nature of our analysis corpus (MOITA-LOPES, 2013; FLICK, 2009).
Palavras-chave: Livro didático
Letramento
Ensino de língua portuguesa
Linguística aplicada
Textbook
Literacy
Portuguese Language Teaching
Applied Linguistics
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: SANTOS, Manuel Álvaro Soares dos. Gêneros multimodais e práticas de letramento em livros didáticos de língua portuguesa. 2019. 134 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística: Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5395
Data do documento: 28-mar-2019
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