00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/538
Tipo: Tese
Título: Aquisição de fonologia : a influiência do acento e o preenchimento de unidades prosódicas em dados de fala de duas crianças entre 1;0.4 e 2;1.10 de idade, em contato com o português brasileiro falado em Alagoas e Pernambuco.
Título(s) alternativo(s): Acquisition of phonology: the influience accent and segment completion of prosodic units in speech data from two children between the ages of 1;0.4 e 2;1.10 and who were exposed to Brazilian Portuguese spoken in the states of Alagoas and Pernambuco.
Autor(es): Payão, Luzia Miscow da Cruz
Primeiro Orientador: Costa, Januacele Francisca da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Eliane Barbosa da
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira Junior, Miguel José Alves de
metadata.dc.contributor.referee3: Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra
Resumo: O estudo investiga a influência do acento e o preenchimento segmental de unidades prosódicas em dados de fala de duas crianças entre 1;0.4 e 2;1.10 de idade, expostas ao português brasileiro falado em Alagoas e Pernambuco. Partiu-se da hipótese de processamento gramatical mediante dois movimentos de direções opostas co-ocorrentes na aquisição fonológica: a centrípeta desencadeando a segmentação da sílaba proeminente e a oposta, centrífuga, destinada aos preenchimentos segmentais das unidades prosódicas. Nesses movimentos de análises está implícita a base hierárquica das relações entre as estruturas constituintes, pressuposto defendido nas fonologias autossegmental (GOLDSMITH, 1995; CLEMENTS; HUME, 1995; MOTA, 1996) e prosódica (NESPOR; VOGEL, 1986; SCARPA, 1997, 1999a; SANTOS; SCARPA, 2005). A metodologia consistiu do acompanhamento observacional e descritivo, com o consentimento, durante sete meses, de registros de fala espontânea das crianças, em interação lúdica com os pais, gravados em áudio digital. Os dados mostraram que a identificação do acento da palavra favorece a manipulação do material fonológico na sílaba tônica, sob ação centrífuga, influenciando o preenchimento segmental tanto de sílaba pós-tônica como de pré-tônica em conformidade com pé métrico da palavra-alvo. Observou-se, no entanto, a tendência para o preenchimento da estrutura silábica e a diferenciação de classes segmentais na sílaba tônica e na pós-tônica, sob influência do predomínio de palavras com o padrão de acento troqueu. Constata-se que a hierarquia organizacional da língua rege e impulsiona esses movimentos de análises centrípeto-centrífuga que operam em diferentes níveis fonológicos prosódico e segmental.
Abstract: The study delves into the influence of accent and segment completion of prosodic units in speech data from two children between the ages of 1;0.4 and 2;1.10 and who were exposed to Brazilian Portuguese spoken in the states of Alagoas and Pernambuco. It was hypothesized that grammatical processing stems from two concurrent movements in opposing directions during phonological acquisition: a centripetal movement triggering segmentation of the prominent syllable and an opposing, centrifugal one aimed at segment completion of prosodic units. These analytical movements imply a hierarchical basis of relationships between its constituent structures, an assumption backed by autosegmental phonology (GOLDSMITH, 1995; CLEMENTS; HUME, 1995; MOTA, 1996) and prosodic phonology (NESPOR; VOGEL, 1986; SCARPA, 1997, 1999a; SANTOS; SCARPA, 2005). The methodology consisted of a observational and descriptive follow-up with parental consent. The children s spontaneous speech while playfully interacting with parents was digitally recorded over a 7-month period. Data showed that identifying word stress favors the handling of phonological material in the stressed syllable under centrifugal action, thus leading to segment completion of both post-tonic and pre-tonic syllables in accordance with the metrical foot of the target word. A tendency towards completion of the syllable structure and distinction of segment classes was seen in the stressed and post-tonic syllables, influenced by the prevalence of words having a trochaic stress pattern. The organizational hierarchy of the language was shown to guide and drive these movements of centripetal-centrifugal analyses that occur at different phonological levels prosodic and segmental.
Palavras-chave: Acquisition phonological
Prosody
Sillable
Aquisição fonológica
Prosódia
Sílaba
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Linguística; Literatura Brasileira
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: PAYÃO, Luzia Miscow da Cruz. Acquisition of phonology: the influience accent and segment completion of prosodic units in speech data from two children between the ages of 1;0.4 e 2;1.10 and who were exposed to Brazilian Portuguese spoken in the states of Alagoas and Pernambuco.. 2010. 194 f. Tese (Doutorado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/538
Data do documento: 4-nov-2010
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_BLOQUEADA_LuziaMiscowdaCruzPayao_2010.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.