Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5358
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Raggi, Mariana Guedes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0545362454663490 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2805062227759643 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Maria Francineila Pinheiro dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2023086653714834 | pt_BR |
dc.creator | Souza, Wélida de Alcântara | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1253415532431241 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-07-02T18:14:20Z | - |
dc.date.available | 2019-07-02T18:14:20Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-11 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Wélida de Alcântara. Entre o saber e o ensinar: o discente de pedagogia e o ensino de geografia. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5358 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Saber e ensinar | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Raciocínio geográfico | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Entre o saber e o ensinar: o discente de pedagogia e o ensino de geografia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo busca compreender o papel do ensino da Geografia no processo de formação dos profissionais de educação, pedagogos e pedagogas, a partir da percepção e do diálogo entre a Geografia escolar e a Geografia acadêmica. Para tal, é apresentada a trajetória da Geografia como campo do saber e o percurso do pedagogo no papel de professor de Geografia na construção do desenvolvimento do raciocínio geográfico. Por fim, o artigo analisará os relatos de estudantes e egressos do curso de Pedagogia, relacionando o saber acadêmico e o ensinar Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, constatando-se as problemáticas presentes nos processos educativos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Entre o saber e o ensinar: o discente de pedagogia e o ensino de geografia.pdf | 602.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.