00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5358
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Raggi, Mariana Guedes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0545362454663490pt_BR
dc.contributor.referee1Vilar, Edna Telma Fonseca e Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2805062227759643pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Maria Francineila Pinheiro dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2023086653714834pt_BR
dc.creatorSouza, Wélida de Alcântara-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1253415532431241pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-02T18:14:20Z-
dc.date.available2019-07-02T18:14:20Z-
dc.date.issued2019-04-11-
dc.identifier.citationSOUZA, Wélida de Alcântara. Entre o saber e o ensinar: o discente de pedagogia e o ensino de geografia. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5358-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectSaber e ensinarpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectRaciocínio geográficopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEntre o saber e o ensinar: o discente de pedagogia e o ensino de geografiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo busca compreender o papel do ensino da Geografia no processo de formação dos profissionais de educação, pedagogos e pedagogas, a partir da percepção e do diálogo entre a Geografia escolar e a Geografia acadêmica. Para tal, é apresentada a trajetória da Geografia como campo do saber e o percurso do pedagogo no papel de professor de Geografia na construção do desenvolvimento do raciocínio geográfico. Por fim, o artigo analisará os relatos de estudantes e egressos do curso de Pedagogia, relacionando o saber acadêmico e o ensinar Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, constatando-se as problemáticas presentes nos processos educativos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Entre o saber e o ensinar: o discente de pedagogia e o ensino de geografia.pdf602.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.