00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Escola sem partido:fundamentos e repercussões na prática escolar
Título(s) alternativo(s): School without party: fundamentals and repercussions in school practice
Autor(es): Silva, Pedro Henrique Santos da
Primeiro Orientador: Silva, Sandra Regina Paz da
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Edlene Cavalcanti
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Vanessa Sátiro dos
Resumo: Este artigo tem por objetivo refletir acerca do Movimento Escola Sem Partido (ESP), analisando seus fundamentos e repercussões na prática escolar. É de abordagem qualitativa baseada na pesquisa documental e bibliográfica. A fundamentação teórica do estudo ocorre à luz de autores como Paulo Freire (1996), Gaudêncio Frigotto (2016), Moacir Gadotti (2016), Fernando Penna (2017) dentre outros. Como resultados da pesquisa, identificamos que o Movimento Escola Sem Partido sofre grande influência dos setores conservadores da sociedade, especialmente dos evangélicos que tem ganhando expressividade na política brasileira. Constatou-se também, que o Escola Sem Partido está em consonância com a lógica neoliberal de ensino, em que os sistemas escolares devem ofertar apenas uma educação mínima para classe trabalhadora. Entre as repercussões do movimento na prática escolar, estão o cerceamento da liberdade de expressão e criticidade do professor, assim como o incentivo a censura, denuncismo e a criminalização dos docentes. Concluímos, portanto, que o policiamento e criminalização do professor acarretará no engessamento do pensamento crítico do educando e, consequentemente, trará de volta um ensino tecnicista e acrítico às escolas públicas brasileiras.
Abstract: This article aims to reflect on the Movement School without Party (ESP), analyzing its foundations and repercussions in school practice. It is a qualitative approach based on documental and bibliographic research. The theoretical basis of the study occurs in the light of authors such as Paulo Freire (1996), Gaudêncio Frigotto (2016), Moacir Gadotti (2016), Fernando Penna (2017) and others. As results of the research, we identified that the Movement School without Party is strongly influenced by conservative sectors of society, especially evangelicals that have gained expressiveness in Brazilian politics. It was also observed that the School without Party is in line with the neoliberal logic of education, in which school systems must offer only a minimal education for the working class. Among the repercussions of the movement in school practice, are the curtailing of the freedom of expression and criticality of the teacher, as well as the incentive to censure, denounce and criminalize teachers. We conclude, therefore, that the policing and criminalization of the teacher will lead to the plastering of the critical thinking of the student and, consequently, it will bring back a technical and uncritical teaching to the Brazilian public schools.
Palavras-chave: Escola Sem Partido
Neoliberalismo
Educação
School without Party
Neoliberalism
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Pedro Henrique Santos da. Escola sem partido: fundamentos e repercussões na prática escolar. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5357
Data do documento: 3-mai-2019
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