00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771008Z8por
dc.contributor.referee1Florêncio, Ana Maria Gama
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7238674881549165por
dc.contributor.referee2Magalhães, Belmira Rita da Costa
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794777D4&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee3Silva Sobrinho, Helson Flavio da
dc.contributor.referee3LattesSILVA SOBRINHO, H. F.por
dc.contributor.referee4Gomes, Isaltina Maria de Azevedo Mello
dc.contributor.referee4LattesGOMES, I. M. A. M.por
dc.creatorRangel, Heder Cleber de Castro
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6579805618064317por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:30:26Z-
dc.date.available2010-01-06
dc.date.available2015-08-25T18:30:26Z-
dc.date.issued2009-08-26
dc.identifier.citationRANGEL, Heder Cleber de Castro. Our advertisements, please! : an analysis of discourse on the advertising langage.. 2009. 164 f. Tese (Doutorado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/534-
dc.description.abstractWe bring in this work a discursive analysis on the language advertising executive whose epistemological anchorage that occurs for the theory of the Analysis of Speech (AD) of French origin (MICHEL PÊCHEUX). We add interlocutions with Bakhtin. We still include some scholars of the communication, the advertising and the marketing Neves, Sant'Anna, Gracioso, Predebon in an attempt to analyze the directions of the speech advertising executive, from the corpus formed by announcements of a campaign propagated in 2001, signed by Associação Brasileira de Agências de Publicidade (the Brazilian Association of Publicity Agencies (ABAP)) and others associations linked to the advertising communication. Some of aims we consider are to make possible a critical reading of the advertising speech; to identify indicative of explicit and implicit points, already-said revealing; to recognize ideological traces that affect the constituent sense of discursive universes and citizens´ opinions. From the used boarding theoretical, we identify that the production of the advertising speech - symptom of the capital - is based on the social interlocutions and the exercise of a power that uses a cloudy language, focused in conflicts, contradictions, promises of all cost success, finding fertile land for its proper the capitalism development and maintenance.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística; Literatura Brasileirapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnalysis of speecheng
dc.subjectAdvertisingeng
dc.subjectMarketingeng
dc.subjectAnálise de discursopor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectMarketingpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleNossos comerciais, por favor! : uma análise discursiva sobre a linguagem publicitária.por
dc.title.alternativeOur advertisements, please! : an analysis of discourse on the advertising langage.eng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoTrazemos neste trabalho uma análise discursiva sobre a linguagem publicitária cuja ancoragem epistemológica se dá pela teoria da Análise de Discurso (AD) de origem francesa (MICHEL PÊCHEUX). Acrescentamos interlocuções com Bakhtin. Incluímos ainda alguns estudiosos da comunicação, da publicidade e do marketing Neves, Sant Anna, Gracioso, Predebon , numa tentativa de analisar os sentidos do discurso publicitário, a partir do corpus formado por anúncios de uma campanha veiculada em 2001, assinada pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) e demais associações ligadas à comunicação publicitária. Possibilitar uma leitura crítica do discurso publicitário, identificar marcas explícitas e implícitas, indicativas de um jádito revelador, reconhecer traços ideológicos que afetam os universos discursivos constituintes do sentido e das posições dos sujeitos são alguns dos objetivos a que nos propomos. A partir da abordagem teórica utilizada, identificamos que a produção do discurso publicitário sintoma do capital está pautada nas interlocuções sociais e no exercício de um poder que utiliza uma linguagem opaca, focalizada em conflitos, contradições, promessas de sucesso a todo custo, encontrando terreno fértil para seu próprio desenvolvimento e manutenção do capitalismo.por
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