00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5332
Tipo: Tese
Título: Interações multimodais em contexto intercultural: uma proposta de ensino de Língua espanhola
Título(s) alternativo(s): Multimodal interactions in an intercultural context: a proposal of Spanish language teaching
Autor(es): Barbosa, Flávia Karolina Lima Duarte
Primeiro Orientador: Stella, Paulo Rogério
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Raquel La Corte dos
metadata.dc.contributor.referee2: Meniconi, Flávia Colen
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Andréa da Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Ifa, Sérgio
Resumo: O ensino de Língua Espanhola no Brasil por muito tempo foi marcado pela hegemonia do Espanhol Peninsular, o que contribuiu para a consolidação de preconceitos e apagamento das manifestações linguísticas e culturais dos países hispanofalantes da América Latina, principalmente, aqueles de menor prestígio. A hipótese deste trabalho é que essa situação estaria interferindo na motivação e no interesse de estudantes de Espanhol da área de Hotelaria e Gestão em Turismo do Instituto Federal de Alagoas. Defendo, portanto, nesta tese, a necessidade do ensino de línguas que aborde aspectos culturais dos países hispano-americanos e, dessa forma, promova uma educação cultural e linguística mais humanista e sensível. As questões de pesquisa que norteiam este trabalho são: como desenvolver atividades que promovam a competência linguística e a cultural dos alunos? o que a análise dos vídeos/narrativas digitais produzidos pelos alunos de ambos os países pode mostrar sobre as facetas culturais de cada país e dos alunos envolvidos? e como interpretar e lidar com os componentes culturais trazidos por essas modalidades a fim de promover, de fato, o ensino intercultural? O referencial teórico utilizado para a análise dos dados está representado, principalmente por Aguirre Berltrán, 2012; Celani, Silveira, 2005; 2007; 2009; 2012, Estermann, 2009, Jewitt e Oyama, 2001 e Kress e van Leuween, 2006. A metodologia da pesquisa é qualitativa e está filiada à pesquisa-ação: Thiollent, 2011 e associada, no ensino, ao pós-método: Kumaravadivelu, 2003; 2006. O processo de geração de dados partiu da interação intercultural assíncrona entre os estudantes Brasileiros e Paraguaios por meio de produção de narrativas digitais e vídeos em aplicativos disponíveis em smartphones e compartilhados em grupo fechado do Facebook. Foram também utilizados diários de campo dos estudantes brasileiros e entrevistas semiestruturadas para a triangulação dos dados. Os resultados das análises dos vídeos e fotos tornaram visíveis aspectos de ambas as culturas que não seriam possíveis de ser enxergados em produções estritamente verbais. Por outro lado, a gramática visual proposta por Kress e van Leeuwen (2006) mostrou não dar conta de análises interculturais, ao não levar em consideração as culturas dos interlocutores. As interações interculturais contribuíram para que os estudantes brasileiros tivessem uma visão menos estereotipada em relação ao Paraguai e aos paraguaios. Além disso, embora não tenha sido foco das análises, pode-se afirmar que os estudantes paraguaios tiveram a possibilidade de ampliar os seus conhecimentos acerca da cultura nordestina. Como principal consequência desses resultados a pesquisa aponta para a necessidade de o ensino de línguas promover ações que propiciem reflexões acerca da interculturalidade.
Abstract: For a long time, the teaching of Spanish language in Brazil was marked by the hegemony of the Peninsular Spanish, which contributed to the consolidation of prejudices and the erasure of the linguistic and cultural manifestations of Latin American Spanish speaking countries, especially those of minor prestige. The hypothesis of this study is that this situation would interfere with the motivation and interest of Spanish students in the Hotel and Tourism management area of the Federal Institute of Alagoas. I therefore advocate in this thesis the need for language teaching that addresses cultural aspects of the Spanish American countries and, in this way, promotes a more humanistic and sensitive cultural and linguistic education. The research questions which guide this study are: how to develop activities that promote students' linguistic and cultural competence? what the analysis of the videos / digital narratives produced by the students of both countries can show about the cultural facets of each country and the students involved? and how to interpret and deal with the cultural components brought by these modalities in order to promote, in fact, intercultural teaching? The theoretical framework used for data analysis is represented, mainly by Aguirre Berltrán, 2012; Celani, Silveira, 2005; 2007; 2009; The methodology of the research is qualitative and is affiliated to action research: Thiollent, 2011 and associated in teaching, to the post-method: Kumaravadivelu, 2003, Estermann, 2009, Jewitt e Oyama, 2001 and Kress e van Leuween, ; 2006. The data generation process started from the asynchronous intercultural interaction between Brazilian and Paraguayan students through the production of digital narratives and videos in applications available on smartphones and shared in a closed group of Facebook. Field journals of the Brazilian students and semi-structured interviews were also used for data triangulation. The results of the analysis of the videos and photos made visible aspects of both cultures that would not be possible to be seen in strictly verbal productions. On the other hand, the visual grammar proposed by Kress and van Leeuwen (2006) did not account for intercultural analyzes, by not taking into account the cultures of the interlocutors. Intercultural interactions contributed to Brazilian students having a less stereotyped view of Paraguay and Paraguay. In addition, although it was not the focus of the analyzes, it can be said that the Paraguayan students had the possibility to broaden their knowledge about the Northeastern culture. As a main consequence of these results the research points to the need for language teaching to promote actions that foster reflections on interculturality.
Palavras-chave: Línguas estrangeira – Estudo e ensino
Língua espanhola
Interação multimodal
Interculturalidade
Narrativas digitais
Foreign languages - Study and teaching
Spanish language
Multimodal Interaction
Interculturality
Digital Narratives
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: BARBOSA, Flávia Karolina Lima Duarte. Interações multimodais em contexto intercultural: uma proposta de ensino de Língua espanhola. 2019. 186 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5332
Data do documento: 29-mar-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Interações multimodais em contexto intercultural uma proposta de ensino de Língua espanhola.pdfInterações multimodais em contexto intercultural: uma proposta de ensino de Língua espanhola3.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.