06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5315
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bijagó, Vagner Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8010542394047429pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Maria Patrícia Cabral da-
dc.contributor.referee2Pavezi, Marilza-
dc.creatorPereira, Raquel Gonçalves-
dc.date.accessioned2019-06-26T17:07:57Z-
dc.date.available2019-04-23-
dc.date.available2019-06-26T17:07:57Z-
dc.date.issued2019-04-16-
dc.identifier.citationPEREIRA, Raquel Gonçalves. O capital social e cultural no campo da educação: uma análise bourdieusiana numa escola no município de Delmiro Gouveia - AL. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5315-
dc.description.abstractThe present work reflects the reproductive traps of inequality in the field of education, anchoring itself in the Bourdieu's postulates of social and cultural capital as the backbone of this construction. For this, we chose a municipal school of Delmiro Gouveia as a locus of research, in order to understand the perception or not, the subtleties and / or flagrant indicative of a reproduction of the dominant logics based on the concept of the "excluded from the interior" that maintains the status quo of contemporary hegemonic rationality. In addition to the empirical research, we developed a theoretical debate with significant authors in the field of education and society, among them: Durkheim (2015), Saviani (2008), Rodrigues (1965), Paulo Freire (1996) and others. The research data show a reality already pointed out by Bourdieu, the umbilical relationship between the expected performance of the student and his / her symbolic field a priori, and how the teacher is absorbed / to put a false meritocratic logic, which leads to the reproduction of inequality , denoting the current and the force of its theory in the contemporaneity. In addition the work brought to the fore, the necessity of overcoming an instrumental reason or of what freire described of the banking education, for an emancipatory education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação e sociedadept_BR
dc.subjectCapital culturalpt_BR
dc.subjectCapital socialpt_BR
dc.subjectBourdieu, Pierre Félix, 1930-2002pt_BR
dc.subjectDelmiro Gouveia - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleO capital social e cultural no campo da educação: uma análise bourdieusiana numa escola no município de Delmiro Gouveia - ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho reflete sobre as armadilhas de reprodução da desigualdade no campo da educação, ancorando-se nos postulados bourdieusianos do capital social e cultural como a espinha dorsal desta construção. Para tal, elegemos uma escola municipal de Delmiro Gouveia como lócus da investigação, de forma a compreender a percepção ou não, as sutilezas e/ou flagrantes indicativos de uma reprodução das lógicas dominantes calcada no conceito dos “excluídos do interior” mantenedora do status quo da racionalidade contemporânea hegemônica. Igualmente, além da pesquisa empírica, desenvolvemos um debate teórico com autores significativos no campo da educação e sociedade, dentre eles: Durkheim (2015), Saviani (2008), Rodrigues (1965), Paulo Freire (1996) entre outros. Os dados da pesquisa evidenciam uma realidade já apontada por Bourdieu, a relação umbilical entre o desempenho esperado do aluno e o seu campo simbólico apriori, e como o professor/a é absorvido/a pôr uma falsa lógica meritocrática, que leva a reprodução da desigualdade, denotando a atualidade e a força da sua teoria na contemporaneidade. Ademais o trabalho trouxe à tona, a necessidade de superação de uma razão instrumental ou daquilo que Freire qualificou da educação bancária, para uma educação emancipatória.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.