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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5314
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Lima, Marcelo Felisberto de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9657694486529268 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Agnaldo José dos | - |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Thiago Alberto da Silva | - |
dc.creator | Queiroz, Letícia Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-26T17:02:32Z | - |
dc.date.available | 2019-04-24 | - |
dc.date.available | 2019-06-26T17:02:32Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-17 | - |
dc.identifier.citation | QUEIROZ, Leticia Bezerra. Uso do método ANOVA para análise de estruturas de pontes. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5314 | - |
dc.description.abstract | This paper presents Big Data analytics on the condition evaluation of highway bridges in the United States. A large dataset comprising 1,002,172 bridge decks and superstructures is constructed, based on the National Bridge Inventory (NBI), and categorized into four service zones as specified in the American Association of State Highway Transportation Officials (AASHTO) Load and Resistance Factor Design (LRFD) Bridge Design Specifications. The condition rating of the bridge members is examined statistically and probabilistically, in conjunction with the effect of traffic and environment (i.e., temperature and precipitation). The statistical characterization of the members indicates that concrete-based superstructures are predominant in Zones 1, 2, and 3 (79%, 72%, 85%, respectively), whereas steel- and timber-based superstructures account for 51% and 21% in Zone 4, respectively. The bridges in Zones 1 and 3 are subjected to significantly high traffic-induced loading relative to those in Zones 2 and 4. Thermal loading is noticeable in Zones 1 and 4. It is observed that the deterioration of bridge decks rapidly develops at the bridges’ early service life, and stabilizes with time owing to maintenance and repair efforts. According to a two-factor analysis of variance, adequate selection of structural types dependent upon service environments enhances the performance and longevity of constructed bridges. The likelihood of deterioration of bridges constructed in Zones 1 and 3 is higher than that of the bridges in Zones 2 and 4. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise estrutural | pt_BR |
dc.subject | Pontes | pt_BR |
dc.subject | Avaliação estrutural | pt_BR |
dc.subject | Estados Unidos | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES | pt_BR |
dc.title | Uso do método ANOVA para análise de estruturas de pontes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho apresenta uma análise de dados da classificação de pontes rodoviárias construídas nos Estados Unidos. Um enorme conjunto de dados compreendendo 1.002.172 decks e superestruturas de pontes foi desenvolvido baseado no Inventário Nacional de Pontes (National Bridge Inventory, NBI), divididos entre quatro zonas de serviço como o especificado para design de pontes pela Associação Norte-Americana de Especialistas Rodoviários e de Transporte (American Association of State Highway Transportation Officials, AASHTO) Projeto de Fator de Carga e Resistência (Load and Resistance Factor Design, LRFD). A classificação da condição das partes das pontes foi examinada estatística e probabilisticamente, em conjunto com o efeito do tráfego ao qual essas pontes são expostas e ao ambiente em que elas estão inseridas (considerando por exemplo frequência de chuvas e variação de temperatura). A caracterização estatística das partes indica que superestruturas de concreto são predominantes nas zonas 1, 2, e 3 (79%, 72% e 85%, respectivamente), assim como superestruturas de aço e madeira representam respectivamente 51% e 21% da zona 4. As pontes construídas nas zonas 1 e 3 estão expostas a um alto carregamento gerado pelo fluxo de tráfego na região quando comparadas às zonas 2 e 4. O efeito térmico é notável nas zonas 1 e 4. Foi observado também que a deterioração do deck da ponte se desenvolve rapidamente nos primeiros anos de construção da estrutura, e se estabiliza com o tempo devido aos esforços investidos em reparo e manutenção. De acordo com uma análise de variância envolvendo dois fatores, a seleção adequada do tipo estrutural melhora a performance e aumenta a longevidade da ponte. A probabilidade de deterioração das pontes construídas nas zonas 1 e 3 é maior do que aquela nas pontes das zonas 2 e 4. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA CIVIL - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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