06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5311
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fechine, José Alegnoberto Leite-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0122734956600182pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Luã Karll de-
dc.contributor.referee2Almeida, Ricardo Santos de-
dc.creatorNascimento, Claudionor Quixabeira do-
dc.date.accessioned2019-06-26T16:50:16Z-
dc.date.available2019-04-25-
dc.date.available2019-06-26T16:50:16Z-
dc.date.issued2019-04-09-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Claudionor Quixabeira do. As práticas pedagógicas para o ensino da geografia. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5311-
dc.description.abstractThis work aims to investigate how the pedagogical practices for the teaching of geography are constituted. Reflecting how these practices happen for the development of the teaching of Geography, facing the relationship teacher and student and the challenges for teaching and learning in fact happen. In this way, a bibliographical research was carried out, trying to emphasize these practices for the teaching of geography, as well as the need to better understand the teaching-learning process. In this way we tried to understand the importance of the practices in the academy, school and the constitution of the teaching of Geography. The PIBID program (Institutional Scholarship Program) was one of the programs that gave opportunities to know, develop and apply these practices, confronting theory and pedagogical doing. It is concluded that the process of teaching and learning must be contained in the planning process, so that it can develop the importance of progressing in front of the everyday challenges of the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectPlanejamento pedagógicopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANApt_BR
dc.titleAs práticas pedagógicas para o ensino da geografiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar como se constitui as práticas pedagógicas para o ensino da geografia. Refletindo como estas práticas acontecem para o desenvolvimento do ensino da Geografia, diante da relação professor x aluno e os desafios para que o ensino e aprendizagem de fato aconteçam. Desta forma, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, procurando enfatizar estas práticas para o ensino da geografia, bem como a necessidade de melhor compreender o processo ensino x aprendizagem. Desta forma procurou-se entender a importância das práticas na academia, escola e na constituição do ensino da Geografia. O programa PIBID (Programa Institucional de Bolsas de iniciação à docência) foi um dos programas que oportunizou conhecer, desenvolver e aplicar estas práticas, confrontando teoria e com o fazer pedagógico. Conclui-se que o processo de ensino e aprendizagem deve estar contido no processo de planejamento, para que possa desenvolver a importância de progredir frente os desafios cotidianos da sala de aula.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As práticas pedagógicas para o ensino da Geografia.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.