06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5300
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aprendendo a ser docente: o que os(as) licenciandos(as) dizem sobre as experiências de estágio do curso de Pedagogia
Autor(es): Feitosa, Charleane Pereira
Primeiro Orientador: Bastos, Ana Paula Solino
metadata.dc.contributor.referee1: Pavezi, Marilza
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Ana Rosa dos
Resumo: Considerando que o estágio curricular supervisionado tem como propósito aproximar os(as) licenciandos(as) do campo de atuação profissional, o objetivo da pesquisa é analisar os desafios e contribuições que o estágio proporciona para a aprendizagem da docência dos(as) licenciandos(as) do curso de Pedagogia da UFAL, campus do Sertão. Para isto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual utilizamos de dois métodos para obtenção dos dados: i) análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia de 2011 e ii) entrevista estruturada realizada com seis licenciandos(as) do curso de pedagogia do 6°, 7º e 8° período nos anos de 2017 e 2018, após terem vivenciado o estágio. No que tange à análise do PPC, vimos que há poucas discussões sobre o estágio no âmbito curricular do curso, além disso, percebemos que o trabalho com a parte prática fica mais restrita apenas às disciplinas de estágios e de saberes que acontecem a partir da metade do curso. Quanto às análises feitas acerca das vivências de estágios pelos licenciandos, destacamos alguns fatores, tais como: pouca participação e acompanhamento mais efetivo dos profissionais da escola com os estagiários, desconhecimento sobre os papéis que cada sujeito deve exercer durante a atividade de estágio nas escolas, restrição do uso de materiais didáticos por parte da escola, entre outros. Apesar disso, os estagiários reconheceram a importância que o estágio teve para a formação acadêmica e profissional, uma vez que possibilitou a aprendizagem coletiva da docência em meio à um universo típico de contradições que envolvem esse contexto real – a escola. Assim, podemos concluir que o estágio supervisionado foi de extrema importância para esses sujeitos, mas para que se torne mais significativo seria interessante que os estágios fortalecessem cada vez mais a relação teoria-prática desde o início do curso, assim como estabelecessem uma relação mais efetiva entre universidade-escola, a fim de diminuir o distanciamento entre elas.
Abstract: Considering that the supervised curricular traineeship is intended to bring the graduates from the field of professional activity, the objective of the research is to analyze the challenges and contributions that the internship provides for the teaching of the professors (the) of the Pedagogy course at UFAL, Sertão campus. For this, a qualitative research was carried out, using two methods to obtain the data: i) documental analysis of the Pedagogical Project of the Pedagogical Course of 2011 and ii) structured interview with six licenciandos of the pedagogy course of the 6, 7 and 8 in the years 2017 and 2018, after having undergone the internship. Regarding the PPC analysis, we have seen that there are few discussions about the internship in the curricular scope of the course, in addition, we realize that the work with the practical part is restricted only to the disciplines of internships and of knowledge that happen from the half of course. Regarding the analyzes made on the experiences of trainees by the graduates, we highlight some factors, such as: lack of participation and more effective monitoring of the professionals with the trainees, lack of knowledge about the roles that each subject must exercise during the traineeship activity in schools, restriction the use of teaching materials by the school, among others. In spite of this, trainees recognized the importance that the internship had for academic and professional formation, since it enabled the collective learning of teaching in the midst of a typical universe of contradictions that involve this real context - the school. Thus, we can conclude that the supervised internship was extremely important for these subjects, but to become more meaningful it would be interesting for the internships to increasingly strengthen the theory-practice relationship from the beginning of the course, as well as to establish a more effective relationship between university-school, in order to reduce the distance between them.
Palavras-chave: Educação
Estágio supervisionado
Licenciatura em Pedagogia
Formação docente
Universidade Federal de Alagoas - UFAL
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: FEITOSA, Charleane Pereira. Aprendendo a ser docente: o que os(as) licenciandos(as) dizem sobre as experiências de estágio do curso de Pedagogia. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5300
Data do documento: 11-mar-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.