06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bastos, Ana Paula Solino-
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3715942503605367pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Geisa Carla Gonçalves-
dc.contributor.referee2Barbalho, José Ivamilson Silva-
dc.creatorThomaz, Regina Pereira-
dc.date.accessioned2019-06-25T19:14:39Z-
dc.date.available2019-03-22-
dc.date.available2019-06-25T19:14:39Z-
dc.date.issued2019-03-14-
dc.identifier.citationTHOMAZ, Regina Pereira. A avaliação no 1º ciclo do E.F: um estudo de caso do 3º ano da Escola M.E.B. Padre Epifânio Moura. 2019. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5299-
dc.description.abstractOne of the topics that has been debated and questioned in the context of educational policies is evaluation, mainly to understand how it is experienced in the school field and in the act of evaluating the perspectives and practices of the teacher. The purpose of this study is to analyze how the evaluation process has taken place in the 3rd year of the 1st Cycle of Literacy in Elementary School in a municipal school in Pariconha-AL. For this, interviews were conducted with three teachers who worked in this school cycle, seeking to identify and understand from their lines, the experiences and perceptions about the practice of school evaluation. Among the results of this work, we highlight the difficulties faced by the students and the teachers who work at this school level, since they are used to receive children with different levels of learning in relation to literacy. In order to minimize such difficulties, they report using different didactic strategies in order to make learning contextual and meaningful. Regarding the educational system based on cycles, the three teachers emphasized that they did not agree with this model, especially with the automatic progression, with the justification that most of the students reach the 3rd year without being minimally literate, bringing to the teachers the mission to try to literate them in a short period of time. With this, we conclude that it would be interesting to evaluate if the problem really arises from the implantation of the system of cycles or the methods used by the teachers or if all this is consequence of a bigger problem due to the lack of valorization of the public education in the country. In this way, we understand that there must be a union throughout the school and society, in which they seek positive strategies for teachers and students, deciding the best way to go in search of the quality of literacy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação primáriapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEscola Municipalpt_BR
dc.subjectPariconha - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA avaliação no 1º ciclo do E.F: um estudo de caso do 3º ano da Escola M.E.B. Padre Epifânio Mourapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoUm dos temas que vêm sendo debatidos e questionados no contexto das políticas educacionais é a avaliação, principalmente para entender como ela é vivenciada no campo escolar e no ato de avaliar nas perspectivas e práticas do professor. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar de que forma tem ocorrido o processo de avaliação em turmas do 3° ano do 1° Ciclo de Alfabetização no Ensino Fundamental em uma escola municipal de Pariconha-AL. Para isso, foram realizadas entrevistas com três professoras que atuavam neste ciclo escolar, buscando identificar e compreender a partir de suas falas, as experiências e percepções sobre a prática da avaliação escolar.Dentre os resultados desse trabalho, destacamos as dificuldades enfrentadas pelos alunos e pelas professoras que atuam neste nível escolar, visto que as mesmas costumam receber crianças com níveis diferenciados de aprendizagens em relação à alfabetização. Para minimizar tais dificuldades, as mesmas relatam utilizar de estratégias didáticas diferenciadas com o intuito de tornar a aprendizagem contextualizada e significativa. Em relação ao sistema educacional pautado em ciclos, os três professores ressaltaram não concordar com este modelo, especialmente com a progressão automática, com a justificativa de que a maioria dos alunos chega ao 3° ano sem estarem minimamente alfabetizados, trazendo para as professoras a missão de tentá-los alfabetizar num prazo curto de tempo. Com isso, concluímos que seria interessante avaliar se o problema decorre realmente é da implantação do sistema de ciclos ou dos métodos utilizados pelos professores ou se tudo isso é conseqüência de um problema maior decorrente da falta de valorização da educação pública no país. Deste modo, entendemos que devehaver uma união em toda a escola e sociedade, na qual busquem estratégias positivas para professores e alunos, decidindo o melhor caminho a percorrer em busca da qualidade da alfabetização.pt_BR
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