06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5298
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Ana Cristina Conceição-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0129621604933538pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Beatriz Araújo da-
dc.contributor.referee2Lima, Lucas Gama-
dc.creatorOliveira, Cristiano da Silva-
dc.date.accessioned2019-06-25T19:12:02Z-
dc.date.available2019-04-02-
dc.date.available2019-06-25T19:12:02Z-
dc.date.issued2019-03-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Cristiano da Silva. O ensino-aprendizagem em salas multisseriadas: o caso da extensão de uma escola pública no distrito Tingui, município de Água Branca - AL. 2019. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5298-
dc.description.abstractThe present work has as a central question the teaching-learning in multiseriated classes, taking as an example the case of the extension of a public school located in the municipality of Água Branca/AL. The relationship between teaching and learning, when occurring in multi-serialized classes, should be analyzed and constructed in a completely different perspective, because it is the multiseriated classes, an integral part of the schools in rural areas, where most of a number of factors Make it completely different from what we can observe in schools in urban centers. The multiseriate is the point of entry to elementary education of the vast majority of the children of farmers and other children who live in the field, as in the case of the extension analyzed here, the same one where I started my studies. Based on the observation and semi-structured interviews performed, we can then feel how the educator works in the Multiserialized, from the interviewed teacher, who, with more than two decades of experience in this teaching model, brings many answers To better understand not only how the teaching/learning is given, but other factors interconnected to the school of the field, which are also more clear from the interviews conducted with the coordinator of the Core school and the technique of the Municipal Secretariat of Água Branca education. To amplify the study comprehension and add knowledge to the discussion, we used authors such as Pantel (2011), Hage (2006, 2011), Freire (1996), Medeiros (2010), Azevedo (2010), among others. It takes into account that all the responses collected during the interviews are from a municipality that leaves us as an example through thousands in Brazil where the multiseriate persists without the proper conditions of structural and professional functioning, but that Opportunity for the people of the communities to access the studies, and also becomes an unparalleled experience of work for educators, who, even mostly dislike the multiseriate, learn, in it, new ways of teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectSalas multisseriadaspt_BR
dc.subjectEscola ruralpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectDistrito Tinguipt_BR
dc.subjectÁgua Branca - Alagoaspt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
dc.titleO ensino-aprendizagem em salas multisseriadas: o caso da extensão de uma escola pública no distrito Tingui, município de Água Branca - ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como questão central o ensino-aprendizagem em salas multisseriadas, tomando como exemplo o caso da extensão de uma escola pública localizada no município de Água Branca/AL. A relação entre ensino e aprendizagem, quando ocorrida em salas multisseriadas, deve ser analisada e construída numa ótica completamente diferente, por ser, as salas multisseriadas, parte integrante das escolas em zona rural, onde a maioria de uma série de fatores a fazem completamente diferente daquilo que se pode observar nas escolas dos centros urbanos. O multisseriado é o ponto de ingresso ao ensino fundamental da grande maioria dos filhos de agricultores e demais crianças que moram no campo, como no caso da extensão aqui analisada, a mesma onde um dia iniciei meus estudos. A partir da observação e das entrevistas semiestruturadas realizadas, consegue-se então sentir como atua o educador na multisseriada, a partir da professora entrevistada, que, com mais de duas décadas de experiencia neste modelo de ensino, traz muitas respostas para melhor compreensão não só como se dá o ensino/aprendizagem, mas outros diversos fatores interligados à escola do campo, que também são mais nítidos a partir das entrevistas realizadas com o coordenador da escola núcleo e a técnica da secretaria municipal de educação em Água Branca. Para amplificar a compreensão do estudo e adicionar conhecimentos à discussão, usou-se de autores como Pantel (2011), Hage (2006, 2011), Freire (1996), Medeiros (2010), Azevedo (2010), dentre outros. Leva-se em conta que todas as respostas coletadas durante as entrevistas são de um município que nos deixa como exemplo mediante milhares no Brasil onde persiste o multisseriado sem as devidas condições de funcionamento estrutural e profissional, mas que oportuniza ao povo das comunidades o acesso aos estudos, e se torna também uma experiência sem igual de trabalho aos educadores, que, mesmo em sua maioria não gostem do multisseriado, aprendem, nele, novas forma de ensinar.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.