00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5280
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferraz, Eraldo de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3129064769842986pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Silvana Paulina de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237683604411139pt_BR
dc.contributor.referee2Marcolino, Suzana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4235351112811483pt_BR
dc.creatorLima, Robson Bernardo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6822076295502624pt_BR
dc.date.accessioned2019-06-18T17:24:21Z-
dc.date.available2019-06-18-
dc.date.available2019-06-18T17:24:21Z-
dc.date.issued2019-04-30-
dc.identifier.citationLIMA, Robson Bernardo de. Ensino de estatística aplicada à educação: um relato de experiência no curso de Pedagogia. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5280-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstatística Educacionalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducational Statisticspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectExperience reportpt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEnsino de estatística aplicada à educação: um relato de experiência no curso de Pedagogiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo traz um relato de experiência no Curso de Pedagogia sobre o Ensino de Estatística Educacional, obtida por ocasião em que o autor deste artigo foi monitor. Surgiu, então, o seguinte questionamento: os graduandos de Pedagogia reconhecem a importância da estatística na matriz curricular do Curso como ferramenta que auxiliará na prática pedagógica? Teve como principal objetivo compreender qual a contribuição que a estatística aplicada à educação dar à formação dos/as pedagogos/as verificando a sua apropriação dos métodos estatísticos estudados no Curso de Pedagogia. Para atingir este objetivo, a metodologia utilizada foi a pesquisa quantitativa com as abordagens de pesquisa-ação e pesquisa bibliográfica. Os estudos apontaram que a experiência obtida possibilitou o entendimento da relação estatística-educação, assim, unindo a estatística à escola, ao cotidiano e ao Ensino Aprendizagem para compreensão da realidade observada no ambiente escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de estatística aplicada à educação.pdfEnsino de estatística aplicada à educação: um relato de experiência no curso de Pedagogia496.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.