00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5263
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Inalda Maria dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3709372442003235pt_BR
dc.contributor.referee1Prado, Edna Cristina do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8158728896858544pt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Marinaide Lima de Queiroz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0771452713521203pt_BR
dc.contributor.referee3Pires, Angela Maria Monteiro da Motta-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4646842012148516pt_BR
dc.creatorCardoso, Martha Vanessa Lima do Nascimento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7918808078076595pt_BR
dc.date.accessioned2019-06-17T15:03:48Z-
dc.date.available2019-05-09-
dc.date.available2019-06-17T15:03:48Z-
dc.date.issued2018-10-31-
dc.identifier.citationCARDOSO, Martha Vanessa Lima do Nascimento. Um estudo sobre o Projovem Urbano Maceió, Alagoas na perspectiva do sujeito-aluno partícipe do programa. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5263-
dc.description.abstractThe work of research within the Master in Education of the Federal University of Alagoas, focused on the Projovem Urbano in Maceió, Alagoas considering the period 2005-2015. We aimed at considering the subjects-students participating in the Program as the fundamental interlocutors of the research, to understand, from their narratives, the relation of importance regarding participation in the course and the proposal to increase schooling, professional qualification and participation citizen that the Projovem intends to develop. The treatment of the problem takes as a theoretical framework Certeau (1982, 1994), Oliveira (2009), Carrano (2007), Arretche (2007), Freire (1993), Saviane (2003), Silva (2011), Abramovay (2015), among others, taking place in a qualitative approach, taken to Ludke and André (1986) and Thompson (1992). According to the interviews, the subjects point to the existence of a very significant relevance of the Program to their lives, especially in relation to the following categories: completion of Primary Education, professional qualification, initial character and citizen participation. The analysis shows that most students do not pursue their studies after participating in the program, which constitutes a barrier to entry into the formal labor market. Although in the speeches of the subjects interviewed, a recurrent appreciation of the teacher's performance in the entire course development process and, consequently, in the construction of knowledge, the interviews show that they point to structural failures in the Program. The present work was carried out with the support of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel - Brazil (CAPES) - Financing Code 001.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectProjovem Urbano – Maceió(AL)pt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectProfessional qualificationpt_BR
dc.subjectEducation of young people and adultspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleUm estudo sobre o Projovem Urbano Maceió, Alagoas na perspectiva do sujeito-aluno partícipe do programapt_BR
dc.title.alternativeA study on the Urban Projovem Maceió, Alagoas in the Perspective of the subject-student participant of the programpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO trabalho de pesquisa no âmbito do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Alagoas, teve como foco o Projovem Urbano em Maceió, Alagoas considerando o período de 2005-2015. Tivemos como objetivo considerando os sujeitos-alunos partícipes do Programa como os interlocutores fundamentais da pesquisa, compreender, a partir de suas narrativas, a relação de importância no que se refere à participação no curso e à proposta de elevação da escolarização, qualificação profissional e participação cidadã que o Projovem se propõe desenvolver. O tratamento do problema toma como marco teórico Certeau (1982, 1994), Paiva (2004, 2006, 2009), Oliveira (2009), Carrano (2007), Arretche (2007), Freire (1993), Saviane (2007), Dayrell (2003), Silva (2011), Abramovay (2015), entre outros, efetivando-se numa abordagem qualitativa, tomada a Ludke e André (1986) e Thompson (1992). De acordo com as entrevistas, os sujeitos apontam para a existência de uma relevância muito significativa do Programa para as suas vidas, sobretudo em relação às seguintes categorias: conclusão do Ensino Fundamental, qualificação profissional, caráter inicial e participação cidadã. A análise faz ver que a maioria dos estudantes não prossegue com os estudos após a participação no Programa, o que se constitui numa barreira para que adentrem no mercado de trabalho formal. Embora nas falas dos sujeitos-alunos entrevistados seja constatada uma recorrente valorização da atuação do professor em todo o processo de desenvolvimento do curso e, consequentemente, da construção do conhecimento, as entrevistas mostram que eles apontam falhas de ordem estrutural no Programa. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Um estudo sobre o Projovem Urbano Maceió, Alagoas na perspectiva do sujeito-aluno partícipe do programa.pdf1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.