00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: As potencialidades do e-Sports como propiciador de aprendizagem colaborativa em uma intervenção no contexto escolar
Título(s) alternativo(s): The potentialities of e-Sports as a proprietor of collaborative learning in an intervention in the school context
Autor(es): Ferreira, José Ricardo Lopes
Primeiro Orientador: Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro
Resumo: Esta pesquisa analisou as potencialidades do e-Sports como propiciador de aprendizagem colaborativa a partir de uma intervenção no contexto da escola. A pergunta motriz deste estudo foi: “Como a incorporação dos e-Sports no contexto escolar proporciona a aprendizagem colaborativa?” Para fundamentação teórica exploramos os aspectos sociais, histórico e financeiros dos e-Sports e para alicerçar uma intervenção no contexto escolar buscamos compreender os aspectos dos games e a escola na Cultura Digital. Este estudo caracteriza-se por uma pesquisa interventiva de dez semanas e adota um enfoque qualitativo do tipo cartográfico. O grupo estudado foi composto por 9 estudantes inicialmente com um ganho amostral de 11 estudantes, desta forma participaram 20 estudantes do ensino médio de uma escola da rede privada da cidade de Maceió/AL. A análise da intervenção ocorreu a partir de três analisadores: autonomia, interação e colaboração a partir de três etapas: (i) Conhecendo o Território; (ii) Mapeamento das ações; (iii) Torneio de League of Legends. Como técnica de coleta de dados utilizou-se a observação participante (diário de campo) e entrevista estruturada (gravada e transcrita) com auxílio da utilização dos mapas conceituas para sistematização. Ao longo da intervenção, notamos a presença consolidada dos analisadores em todas as etapas da intervenção, o que permite-nos afirmar que a proposta de intervenção com e-Sports em um contexto escolar apresentada nesse estudo foi capaz de propiciar a aprendizagem colaborativa dando ênfase a autonomia dos estudantes e a construção coletiva do conhecimento.
Abstract: This research analyzed the potential of e-Sports as a propitiator of collaborative learning from an intervention in the context of the school. The driving question for this study was: "How does incorporating e-Sports in the school context provide collaborative learning?" For theoretical reasons, we explore the social, historical and financial aspects of e-Sports and to support an intervention in the school context. aspects of games and the school in Digital Culture. This study is characterized by a ten-week interventional research and adopts a qualitative approach of the cartographic type. The study group consisted of 9 students initially with a sample gain of 11 students, in this way participated 20 high school students from a private school in the city of Maceió / AL. The analysis of the intervention occurred from three analyzers: autonomy, interaction and collaboration from three stages: (i) Knowing the Territory; (ii) Mapping of actions; (iii) League of Legends Tournament. The participant observation (field diary) and structured interview (recorded and transcribed) were used as a data collection technique using the concept maps for systematization. Throughout the intervention, we noticed the consolidated presence of the analyzers in all stages of the intervention, which allows us to affirm that the proposal of intervention with e-Sports in a school context presented in this study was able to foster collaborative learning with emphasis on autonomy of students and the collective construction of knowledge.
Palavras-chave: Educação básica
Educação física escolar
Jogos educativos
Videogames na educação
Basic Education
Physical School Education
Educational Games
Videogames in Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FERREIRA, José Ricardo Lopes. As potencialidades do e-Sports como propiciador de aprendizagem colaborativa em uma intervenção no contexto escolar. 2019.128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5251
Data do documento: 8-mar-2019
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