00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
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Tipo: Dissertação
Título: Sistematização processual da transferência de tecnologia no contexto dos Institutos Federais de Educação
Título(s) alternativo(s): Sistematização de procedimentos para a transferência de tecnologia no contexto dos Institutos Federais de Educação
Systematization of technology transfer in the context of the Federal Institutes of Education
Autor(es): Silva, Danielle Clara Santana da
Primeiro Orientador: Uchôa, Sílvia Beatriz Beger
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Alves, Carlos Henrique Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Nascimento, Ticiano Gomes do
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Nubia Moura
metadata.dc.contributor.referee3: Carvalho, Cenira Monteiro de
Resumo: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), criados com a proposta de serem modelo de referência em educação profissional e tecnológica, são estruturas educacionais de alto impacto transformador da realidade social onde seus Campi estão inseridos. Após uma década de sua criação enquanto Institutos Federais, os IFs encontram o desafio de implementar a transferência tecnológica em seu contexto como uma demanda real. Considerando as potencialidades dos IFs na geração de tecnologias que atendam às demandas produtivas locais das comunidades onde estão inseridos e a importância de uma resposta rápida ao setor produtivo, chega-se a necessidade de estabelecimento de um fluxo padrão de procedimentos de transferência de tecnologia a ser utilizado de modo a possibilitar a aplicação nos demais IFs que ainda não atingiram esse nível de maturidade. Foi estabelecida como metodologia para essa análise a busca nas bases de dados do INPI referentes a patentes e contratos de transferência tecnológica de modo a identificar os institutos que mais se destacam como depositantes de patentes e em contratos de transferência de tecnologia averbados no INPI. A partir dessa identificação foi feito um levantamento de dados nos IFs de modo a verificar quais os modelos e práticas administrativas referentes à transferência de tecnologia são adotados. Conclui-se, demonstrando a inexistência de procedimentos operacionais institucionalizados de transferência de tecnologia nos IFs analisados, propondo-se um modelo de procedimento operacional padrão passível de ser aplicado para a tramitação administrativa de contratos de transferência tecnológica.
Abstract: The Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFS), created with the proposal of being a reference model in professional and technological education, are educational structures with high impact transforming the social reality where their campuses are inserted. After one decade of its creation as Federal Institutes, IFs find the challenge of implementing technology transfer in their context as a real demand. Considering the potential of IFS in the generation of technologies that meet the local productive demands of the communities where they are inserted and the importance of a rapid response to the productive sector, it is necessary to establish a standard flow of technology transfer procedures to be used in order to allow the application in the other IFS that have not yet reached this level of maturity. It was established as a methodology for this analysis the search in the INPI databases regarding patents and technology transfer contracts in order to identify the institutes that stand out as patent depositors and in technology transfer agreements registered with INPI. Based on this identification, a data collection was done in the IFS in order to verify which models and administrative practices related to the transfer of technology are adopted. It concludes by demonstrating the lack of institutionalized operational procedures for technology transfer in the FIs analyzed, proposing a standard operating procedure model that can be applied to the administrative processing of technology transfer contracts.
Palavras-chave: Institutos federais de educação, ciência e tecnologia
Transferência de tecnologia
Contratos - Transferência de tecnologia
Federal Institutes of Education, Science and Technology
Transfer of technology
Contracts - Transfer of technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT
Citação: SILVA, Danielle Clara Santana da. Sistematização processual da transferência de tecnologia no contexto dos Institutos Federais de Educação. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) – Instituto de Química e Biotecnologia, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5222
Data do documento: 19-fev-2019
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