00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5193
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pizzi, Laura Cristina Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5495814740484322pt_BR
dc.contributor.referee1Simiano, Luciane Pandini-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7315533184664129pt_BR
dc.contributor.referee2Limeira, Ana Cristina Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8492241199102646pt_BR
dc.contributor.referee3Menezes, Anderson Alencar-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3996757440963288pt_BR
dc.contributor.referee4Santos, Inalda Maria dos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3709372442003235pt_BR
dc.creatorSantos, Karla de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7995265157981192pt_BR
dc.date.accessioned2019-06-10T12:34:27Z-
dc.date.available2019-04-17-
dc.date.available2019-06-10T12:34:27Z-
dc.date.issued2018-11-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Karla de Oliveira. A Prova Brasil e a participação da criança cidadã em uma escola pública de São Miguel dos Campos – AL. 2019. 174 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5193-
dc.description.abstractThe study has as central problem, to understand how children of the 5th year of Elementary School in a public school in the municipality of São Miguel dos Campos, State of Alagoas, perceive their participation in educational evaluation policies, specifically the current national policy of wide evaluation. scale, Prova Brasil, and how they understand their place as active and affirmative citizens and subjects. Based on this problem, we outline the general objective of problematizing the participation of children in the initial years of elementary school in a public school in the municipality of São Miguel dos Campos, in the State of Alagoas, specifically the children of the 5th grade "A" and "B ", In the Brazil Competition. The research is qualitative, following the approach of the Case Study and as analysis of the data the Analysis of the Speech of Michel Foucault. Semi-structured interviews were carried out with the children of the 5th years A and B of the initial years of the locus investigated. To do so, we start with Foucault's analysis of governmentality and pastoral power, as well as studies on the history of childhood, public policies for childhood and how children are understood as active citizens, politicians and affirmatives of rights. Our data point to a strong tendency to include uncritically the participation of students in national evaluation policies on a large scale, with repercussions for their learning process and their way of relating in the school environment.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação da criançapt_BR
dc.subjectPolíticas públicas em Educaçãopt_BR
dc.subjectSistema Nacional de Avaliação da Educação Básicapt_BR
dc.subjectCidadania – infância – São Miguel dos Campos (AL)pt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectProof Brazilpt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subjectGovernmentalitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA Prova Brasil e a participação da criança cidadã em uma escola pública de São Miguel dos Campos - ALpt_BR
dc.title.alternativeThe Proof Brazil and the participation of the citizen child in a public school of São Miguel dos Campos - ALpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoO estudo tem como problemática central, compreender como crianças do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de São Miguel dos Campos, Estado de Alagoas, percebem sua participação nas políticas de avaliações educacionais, especificamente a atual política nacional de avaliação em larga escala, Prova Brasil, e como compreendem o seu lugar enquanto sujeitos e cidadãos ativos e afirmativos de direitos. A partir desta problemática, delineamos como objetivo geral, problematizar a participação das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de São Miguel dos Campos, no Estado de Alagoas, especificamente as crianças dos 5º anos “A” e “B”, na Prova Brasil. A pesquisa é de caráter qualitativo, seguindo a abordagem do Estudo de Caso e como análise dos dados a Análise do Discurso de Michel Foucault. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as crianças dos 5º anos A e B dos anos iniciais do lócus investigado. Para tanto, partimos das análises desenvolvidas por Foucault a respeito da governamentalidade e do poder pastoral, além de realizarmos estudos sobre a história da infância, das políticas públicas para a infância e como as crianças são compreendidas enquanto cidadãs e sujeitos ativos, políticos e afirmativos de direitos. Nossos dados apontam para uma forte tendência a incluir acriticamente a participação dos discentes nas políticas nacionais de avaliação em larga escala, com repercussões para o seu processo de aprendizagem e seu modo de relacionar no ambiente escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Prova Brasil e a participação da criança cidadã em uma escola pública de São Miguel dos Campos - AL.pdf1.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.