06 CAMPUS SERTÃO 02 - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5187
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Representação do contador: esteriótipos no cinema
Autor(es): Silva, Janieide Domingos da
Primeiro Orientador: Bezerra, Maria do Socorro Coelho
metadata.dc.contributor.referee1: Ramirez, Lídia Maria Marinho da Pureza
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Patrícia Brandão da
Resumo: Analisar o modo como o contador é estereotipado pelo universo de filmes do cinema é importante para a compreensão da imagem desse profissional pela sociedade. Já que diversas vezes ele é visto envolvido em escândalos na mídia, sendo retratado como um sujeito antiético e que baseia suas funções na escrituração fiscal. Diante desse problema, o objetivo do trabalho foi evidenciar por meio de análise de filmes, o modo como o cinema representa, comunica e transmite mensagens acerca da imagem do contador. Justificando-se à medida que fazer uma análise do modo como o cinema representa o profissional contábil, é fundamental para a compreensão de como a sociedade vê a sua imagem, uma vez que o cinema não é somente um lugar aonde se vai para se distrair, mas um meio de comunicação que retrata situações vividas em sociedade por meio dos seus personagens. Assistir a um filme pressupõe a capacidade do expectador em deixar-se transportar para a tela e viver aquela outra realidade. Dessa maneira, o presente trabalho utilizou de metodologia descritiva e qualitativa, analisando os filmes: Os Intocáveis, A Lista de Schindler e A Lista: você está livre hoje? traçando um referencial teórico que expõe um pouco da história da Contabilidade e também da ética, destacando o modo de construção das imagens e a influência do cinema no modo de construção das mesmas e por fim, relacionando as diversas maneiras de atuação do contador na sociedade. O trabalho leva a concluir que o cinema tem enorme contribuição na formação da imagem do contador perante a sociedade e que o modo como ele transmite essa imagem depende de características a depender da época, local e contexto, que por vezes trazem o contador como sujeito antiético e por vezes representam-no como profissional exemplar e seguidor dos princípios éticos inerentes à profissão. Uma breve viagem pelo mundo fascinante do cinema e das imagens em busca da representação do profissional contador.
Abstract: Analyze as the counter is stereotyped by the universe of movies is important for understanding the image of this professional by society. For many times he is seen involved in scandals in the media, being treated as a unethical person and based their functions on fiscal bookkeeping duties. It faced this problem, the objective of work was to demonstrate through analysis of films, the way as the movie represents, communicates and transmits messages about counter´s image. Justifying by the way that it´s doing an analysis of how the movie represents the accounting professional, it´s important to understanding of how society sees his image, because the movie is not only a place where it goes to be distracted, but a instrument of communication that it treats situations experienced in society through their characters. Watch a movie presupposes the ability of the viewer to let himself be transported to screen and live that another reality. In this way, the present job used a descriptive and qualitative methodology, it´s analyzing the films: The Untouchables, Schindler's List and The ist: are you free today? tracing a theoretical reference that it explains a little of the history of Accounting and also ethics, marking the manner of images´ construction and the influence of cinema in the same mood construction and finally, relating the various ways of acting the counter in society. The work takes to the conclude that the film has enormous contributions in forming counter´s image in society and the way as he transmits this image depends on characteristics at the time, place and context, which many times they bring the counter as subject unethical and many times they represent him as an exemplary professional and follower of ethical principles inherent to profession. A short journey through fascinating world of movies and pictures in searching representation of the professional accountant.
Palavras-chave: Contador
Esteriótipo
Ética
Cinema
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Contábeis
Citação: SILVA, Janieide Domingos da. Representação do contador: esteriótipos no cinema. 2019. 48 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Unidade Santana do Ipanema, Curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal de Alagoas, Santana do Ipanema, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5187
Data do documento: 28-mai-2014
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Representação do contador_esteriótipos no cinema.pdf497.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.