06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vilela, Cristiano das Neves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5030445399459958pt_BR
dc.contributor.referee1Fechine, José Alegnoberto Leite-
dc.contributor.referee2Oliveira , Luã Karll de-
dc.creatorPetrauskas, Thiana Rocha da Silva-
dc.date.accessioned2019-05-27T16:48:34Z-
dc.date.available2019-05-27-
dc.date.available2019-05-27T16:48:34Z-
dc.date.issued2019-04-18-
dc.identifier.citationPETRAUSKAS, Thiana Rocha da Silva. TDAH, o desafio de incluir e a importância da formação do professor de geografia frente ao desafio da educação inclusiva. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5151-
dc.description.abstractThe main purpose of this work is to dialogue on the importance of the formation of the geography teacher to act with pupils with ADHD, synthecizing how much it is important, the formation of this professional in the paradigms of the inclusive education and the necessity of this formation to work with the special education, to the time that is made analysis of the resume of the geography course, in order to know if in fact exists a proposal of formation of an apt professional for working front the these paradigms. The ways that had lead the research had been followed of documentary a bibliographical research and through the accomplishment of the reading of books, articles, dissertations, dialoguing with authors as Angels (2017), Fernandes (2006) Matoan (2003), Oliveira (2017), Pine (2010), Saints (2010). Through one it analyzes the resumes of the courses of degree in geography and pedagogy in the Institutions of Superior Education of Alagoas, perceived that in the geography courses they are not worked component curricular that they aim at on the ADHD, bringing in its matrices the special and inclusive education. what it results of this research is that the resumes of the geography courses do not assist so that the professional can this apt one to work with the special education, a time that its initial formation does not make use of methodologies specifies and adequate so that the teacher can work with pupils diagnosised with ADHD.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade - TDAHpt_BR
dc.subjectProfessor de Geografiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleTDAH, o desafio de incluir e a importância da formação do professor de geografia frente ao desafio da educação inclusivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA principal finalidade deste trabalho é dialogar sobre a importância da formação do professor de geografia para atuar com alunos com TDAH, sintetizando o quanto é importante, a formação deste profissional nos paradigmas da educação inclusiva e a necessidade dessa formação para trabalhar com a educação especial, ao tempo que é feita análise do currículo do curso de geografia, a fim de saber se de fato existe uma proposta de formação de um profissional apto para trabalhar frente a esses paradigmas. Os caminhos que conduziram a pesquisa foram seguidos de uma pesquisa bibliográfica e documental através da realização da leitura de livros, artigos, dissertações, dialogando com autores como Anjos(2017), Fernandes(2006) Matoan(2003), Oliveira(2017), Pinheiro(2010), Santos(2010). Através de uma analise os currículos dos cursos de licenciatura em Geografia e Pedagogia nas Instituições de Ensino Superior de Alagoas, percebeu-se que nos cursos de geografia não são trabalhados componentes curriculares que visem sobre o TDAH, trazendo em suas matrizes a Educação especial e inclusiva. O que resulta desta pesquisa é que os currículos dos cursos de geografia não auxiliam para que o profissional possa esta apto para trabalhar com a educação especial, uma vez que sua formação inicial não dispõem de metodologias especificas e adequadas para que o professor possa trabalhar com alunos diagnosticados com TDAH.pt_BR
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