06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5127
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação de professores para os anos iniciais da educação básica: narrativa formativa de egressa de cursos de formação na modalidade normal e superior
Autor(es): Oliveira, Cristiane Lima
Primeiro Orientador: Sobral , Marcos Paulo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Voss, Líllian Kelly de Almeida Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Beatriz Araújo da
Resumo: Em meio as mudanças estruturais que culminam através do processo de globalização, faz-se necessário estabelecer novos mecanismos nos cursos de formação para atender à crescente demanda da sociedade atual, nos termos de consciência cidadã, indivíduo autônomo, crítico-reflexivo frente aos desafios do mundo globalizado. Assim, apresente pesquisa tem a finalidade de analisar as mudanças e permanências no currículo dos cursos de formação de professores na modalidade Normal (ensino médio) e o ensino superior, tendo por base os documentos que normatizam a educação no país e a grade curricular de dois cursos de formação. Inferindo na relação teórica e prática profissional desvelando os dispositivos de formação, como as disciplinas ofertadas no curso, carga horária, e os aspectos práticos no estágio curricular. E nessa perspectiva evidenciamos como está previsto esta formação do profissional na legislação, bem como a concepção de educação e formação docente estabelecida na normativa. Sendo que para análise documental, buscamos apoiar-se nos estudos de autores renomados no campo da educação, como: Villela (2008), Vilela (1982), Veçosa (2011), Ponce (1983), Georgan e Saviani (1998), Andrade (2010), Libâneo (2001), Saviani (2005; 2006; 2009), Pimenta (2004) e Gadotti (2010).
Abstract: Amid the structural changes that culminate through the process of globalization, it is necessary to establish new mechanisms in the training courses to meet the growing demand of the current society, in terms of citizen consciousness, autonomous individual, critical-reflexive in the face of the challenges of the world globalized world. Thus, this research aims to analyze the changes and permanences in the curriculum of teacher training courses in the Normal (high school) and higher education modality, based on the documents that standardize education in the country and the curriculum of two training courses. Inferring in the theoretical and practical professional relationship revealing the training devices, such as the courses offered in the course, workload, and the practical aspects in the curricular stage. From this perspective, we show how this training of professionals is foreseen in the legislation, as well as the conception of education and teacher training established in the regulations. For this reason, we are looking for support in the studies of renowned authors in the field of education, such as Villela (2008), Vilela (1982), Veçosa (2011), Ponce (1983), Georgan and Saviani (2010), Libano (2001), Saviani (2005; 2006; 2009), Pimenta (2004) and Gadotti (2010).
Palavras-chave: Educação
Formação docente
Políticas educacionais
Ensino médio
Ensino superior
Currículo
Estágio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: OLIVEIRA, Cristiane Lima. Formação de professores para os anos iniciais da educação básica: narrativa formativa de egressa de cursos de formação na modalidade normal e superior. 2019. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5127
Data do documento: 17-abr-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.