Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5114
Tipo: | Dissertação |
Título: | Metodologia de educação musical em/para Moçambique: reflexões sobre o ensino de música |
Título(s) alternativo(s): | Musical education in Mozambique |
Autor(es): | André, Sônia |
Primeiro Orientador: | Lima, Walter Matias |
metadata.dc.contributor.referee1: | Matos, Junot Cornélio |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Rosemeire Reis da |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo discutir e problematizar o ensino da música em Moçambique, com base no que a Lei do Sistema Nacional de Educação (SNE) prevê e no que está sendo trabalhado nas escolas moçambicanas. A dissertação começa com um breve historial moçambicano, passa pelo que é ou pode ser a Educação musical, com base em autores, cientistas na área da educação e da educação musical, em particular. Adiante, relata o que está sendo a Educação musical em Moçambique e, por fim, sugere o que pode vir a ser a Educação musical nas escolas moçambicanas, tendo em conta o contexto comunitário real onde cada escola está inserida. Ao colocar o que é ou pode ser a Educação musical, são trazidos para esta discussão educadores musicais, a destacar o suíço Émile Jaques Dalcroze (1865-1950), o belga Edgar Willems (1890-1978) e o nigeriano Meki Nzewi (1932). Willems é discípulo de Dalcroze, fato este que um pode ter influenciado ao outro na linha de pensamento. E Nzewi (africano-nigeriano), de uma realidade oposta da dos dois. Eles norteiam este trabalho, pois têm ideias em comum do que é e o do que pode vir a ser uma educação musical centrada no ser humano. E, para finalizar, alguns relatos de aulas de Educação musical, assistidas em escolas moçambicanas, incluindo depoimentos dos professores e estudantes no tocante à referida disciplina. |
Abstract: | This study aimed to describe the teaching of music in Mozambique, based on the National Education System – NES law provision and what is being worked on in Mozambican schools. The study begins with a brief history of Mozambique; discussing what is or what could become of Musical Education considering authors and scientists in the area of Education and Music Education in particular. In addition, the study describes Musical Education in Mozambique and then, suggests what would become of Musical Education in Mozambican schools, taking into account the actual community context where each school is located. In discussing Musical Education in this study, we have considered musical educators such as: the Swiss Emile Jaques Dalcroze (1865-1950), the Belgian Edgar Willems (1890-1978) and the Nigerian Nzewi Meki (1932). Willems is a disciple of Dalcroze and a fact is that they have influenced one another in the line of thought. Nzewi is an opposite reality of the latter two. The authors guide this work since they have common ideas of what is and what could become of Musical Education centered on human. And finally, are also considered some reports on Musical Education’s lectures attended in Mozambican schools, including the view points of teachers and students in relation to the discipline |
Palavras-chave: | Educação moçambicana Artes musicais africanas Ensino da música Mozambican education African musical arts Teaching of music |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | ANDRÉ, Sônia. Metodologia de educação musical em/para Moçambique: reflexões sobre o ensino de música. 2019. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5114 |
Data do documento: | 7-jul-2014 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Metodologia de educacao musical em_para Mocambique - reflexoes sobre ensino de musica.pdf | Metodologia de educação musical em/para Moçambique: reflexões sobre o ensino de música | 1.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.