06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5080
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rangel, Heder Cleber de Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6579805618064317pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Aline dos-
dc.contributor.referee2Silva, Fábia Pereira da-
dc.creatorSantos, Jalisson Pereira dos-
dc.date.accessioned2019-04-25T16:17:01Z-
dc.date.available2019-03-12-
dc.date.available2019-04-25T16:17:01Z-
dc.date.issued2018-10-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Jalisson Pereira dos. Porque sim! uma análise discursiva da propaganda Schin. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5080-
dc.description.abstractThe present work has the general objective to analyze the effects of sense in Schin's propaganda Why Yes! produced by Leo Burnett Tailor Made. We use as a methodological contribution a qualitative research of bibliographical approach. We bring in this work an analysis that permeates the language whose involvement of this materiality is present in a kind of persuasive language. Our theoretical anchorage is from Pecheutian Discourse Analysis. The research, therefore, presents relevant conceptions about the history of language (gem) and Discourse Analysis in which we consider other scholars, such as Saussure, Benveniste, Jakobson and Bakhtin (Volochinov) and some authors of advertising and Sant ' Anna, Rangel, to corroborate in the analysis of the corpus. With the aim of presenting the theoretical approach that carries with it the ideological senses that surround the advertising and marketing messages present in this type of discourse. As structural support of our research, we work with the specificities of presenting the production conditions in this discourse, identifying the discursive formations present in the advertisement and still unveiling the effects of constructed senses. In order to analyze the theoretical approach proposed, which we identify in the productions of the discourses are, systematically, in social relations with the intention of encouraging consumption. The main authors consulted, from a theoretical point of view, were FLORENCIO ET AL. (2009), ORLANDI (2012), LAMEIRAS (2008), RANGEL (2016) FERNANDES (2008), CAZARIN (2011) and PÊCHEUX (1997).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectLíngua e Linguagempt_BR
dc.subjectEfeitos de sentidopt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.titlePorque sim! uma análise discursiva da propaganda Schinpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo geral analisar os efeitos de sentido na propaganda da Schin Porque Sim! produzida pela Leo Burnett Tailor Made. Utilizamos como aporte metodológico uma pesquisa qualitativa de abordagem bibliográfica. Trazemos neste trabalho uma análise que perpassa a língua cujo envolvimento desta materialidade se faz presente em um tipo de linguagem persuasiva. Nossa ancoragem teórica é da Análise de Discurso Pecheutiana. A pesquisa, dessa forma, apresenta concepções relevantes acerca da história da língua(gem) e da Análise de Discurso em que consideramos outros estudiosos, tais como, Saussure, Benveniste, Jakobson e Bakhtin (Volochinov) e alguns autores da publicidade e propaganda Sant’Anna, Rangel, para corroborar na análise do corpus. Com o intuito de apresentar a abordagem teórica que carrega consigo os sentidos ideológicos que circundam as mensagens publicitárias e do marketing presentes neste tipo de discurso. Como suporte estrutural de nossa investigação, trabalhamos com as especificidades de apresentar as condições de produção neste discurso, identificar as formações discursivas presentes na propaganda e ainda desvelar os efeitos de sentidos construídos. Para fim de análise a abordagem teórica propõe, que identificamos nas produções dos discursos estão, sistematicamente, nas relações sociais com a intenção de incentivar o consumo. Os principais autores consultados, do ponto de vista teórico, foram FLORENCIO ET AL.(2009), ORLANDI(2012), LAMEIRAS(2008), RANGEL(2016) FERNANDES(2008), CAZARIN(2011) e PÊCHEUX(1997).pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Porque sim! uma análise discursiva da propaganda Schin.pdf612.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.