06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação do professor indígena: um estudo da licenciatura intercultural da Universidade Estadual de Alagoas
Autor(es): Correia, Edilma Lima
Primeiro Orientador: Barbalho, José Ivamilson da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Vilela, Cristiano das Neves
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Giseliane Medeiros
Resumo: Esta pesquisa trata-se de um estudo acerca da formação específica para professores indígenas, a saber de sua responsabilidade enquanto ator social de dinamizar sua práxis diferenciada e específica na dinâmica enquanto professor mediador dos saberes na reafirmação identitária dos estudantes indígenas, entendendo que somente com professores indígenas à frente do processo gestão e ensino aprendizagem das escolas indígenas constitui-se uma educação diferenciada. Portanto esta pesquisa é concebida como um estudo bibliográfico do currículo intercultural do Curso de Licenciatura Indígena (CLIND) ofertado na Universidade Estadual de Alagoas – Uneal, apresentando uma reflexão acerca da relevância deste currículo para a qualificação e valorização profissional do docente indígena dos grupos étnicos de Alagoas, considerando essa experiência pioneira no estado como resultado de ações frente a Políticas Públicas de formação específica para os povos indígenas como determina a legislação, logo a formação específica reflete a possibilidade de ruptura de estereótipos que marcam os povos indígenas frente a sociedade nacional. Para o alcance dos resultados delineou-se um percurso traçado por análise documental, neste caso, um olhar acerca do currículo temático referentes a todos os Cursos de Licenciatura da Uneal, partindo da historicidade da formação do professor indígena, estudo da legislação que rege a educação escolar indígena diferenciada e específica, com ênfase no currículo intercultural responsável pela organização do Clind. Fundamentaram-na Grupioni (2003), Maher (2006), Santos – Baniwa (2006), Ferreira (2008), Barbalho (2013), Pereira (2018), Munduruku (2012) e Meliá (1999). Desse modo, provocamos uma discussão acerca da valorização da identidade profissional do professor indígena visto que no cenário alagoano ainda transita nos setores legislativos o reconhecimento da categoria professor indígena com os respectivos direitos garantidos como equidade de remuneração , estabilidade e regularização da carreira, sobretudo a qualificação profissional, um expoente para a efetivação de uma educação escolar indígena pautada pelos princípios da diferença, da especificidade e da interculturalidade.
Abstract: This research is a study about the specific training for indigenous teachers, namely their responsibility as a social actor to dynamize their differentiated and specific praxis in the dynamics as a mediator of knowledge in the identity reaffirmation of indigenous students, understanding that only with teachers indigenous people at the forefront of the process of teaching management and teaching of indigenous schools constitutes a differentiated education. Therefore this research is conceived as a bibliographic study of the intercultural curriculum of the Indigenous Licentiate Course (CLIND) offered at the State University of Alagoas -Uneal, presenting a reflection about the relevance of this curriculum for the qualification and professional valorization of the indigenous teacher of the ethnic groups of Alagoas, considering this pioneering experience in the state as a result of actions against Public Policies of specific formation for indigenous peoples as determined by the legislation , so the specific formation reflects the possibility of rupture of stereotypes that mark the indigenous peoples in front of the national society. In order to reach the results, a course outlined by documentary analysis was drawn up, in this case, a look at the curriculum thematic referring to all the Uneal Undergraduate Courses, starting from the historicity of the indigenous teacher training, study of the legislation that governs the education differentiated and specific indigenous school, with an emphasis on the intercultural curriculum responsible for the organization of the Clind. They were based on Grupioni (2003), Maher (2006), Santos - Baniwa (2006), Ferreira (2008), Barbalho (2013), Pereira (2018), Munduruku (2012) and Meliá (1999). In this way, we provoke a discussion about the valorization of the professional identity of the indigenous teacher, since in the Alagoan scenario the recognition of the indigenous teacher category with the respective rights guaranteed as equity of remuneration, stability and regularization of the career, especially the qualification professional, an exponent for the implementation of an indigenous school education based on the principles of difference, specificity and interculturality. Key words: Indigenous School Education, Curriculum, Indigenous Teacher Training, Indigenous Intercultural Bachelor's Degree.
Palavras-chave: Educação indígena
Análise curricular
Formação docente
Licenciatura Intercultural Indígena
Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: CORREIA, Edilma Lima. Formação do professor indígena: um estudo da licenciatura intercultural da Universidade Estadual de Alagoas. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5079
Data do documento: 6-dez-2018
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